DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO (DDE)
Planejar e monitorar a execução das políticas de Ensino, nas diversas etapas e modalidades, avaliando e promovendo ações que garantam a articulação entre o ensino, dentro dos limites de competências de sua área de atuação, promovendo intervenções pedagógicas que visam à melhoria da adequação no processo ensino-aprendizagem, mediante a análise das necessidades emergidas nas ações técnico-pedagógicas, referentes ao currículo escolar, ao desempenho docente, aos recursos didáticos e tecnológicos.
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (GEI)
Gerenciar as ações de ensino e aprendizagem nas Unidades Educacionais de Creches e Educação Infantil garantindo o cumprimento de disposições legais e das Diretrizes das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Coordenar, acompanhar, implementar e monitorar as ações pedagógicas vivenciadas nas unidades educacionais, garantindo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a atualização curricular da Educação Infantil, conforme orientações das instâncias Federal, Estadual e Municipal.
GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (GEAI)
Gerenciar as ações de ensino e aprendizagem nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental I garantindo o cumprimento de disposições legais e das Diretrizes das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação.
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Coordenar, acompanhar, implementar e monitorar as ações pedagógicas vivenciadas nas unidades educacionais, garantindo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a atualização curricular do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, conforme orientações das instâncias Federal, Estadual e Municipal.
GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS (GEAF)
Gerenciar as ações de ensino e aprendizagem nas Unidades Escolares do Ensino Fundamental II garantindo o cumprimento de disposições legais e das Diretrizes das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação.
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Coordenar, acompanhar, implementar e monitorar as ações pedagógicas vivenciadas nas unidades educacionais, garantindo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a atualização curricular do Ensino Fundamental – Anos Finais, conforme orientações das instâncias Federal, Estadual e Municipal.
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (GEJA)
Gerenciar as ações de ensino e aprendizagem nas Unidades Escolares que contemplam a Modalidade da Educação de Jovens e Adultos, garantindo o cumprimento de disposições legais e das Diretrizes das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação.
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Coordenar, acompanhar, implementar e monitorar as ações pedagógicas vivenciadas nas unidades educacionais, garantindo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a atualização curricular da Modalidade da Educação de Jovens Adultos, conforme orientações das instâncias Federal, Estadual e Municipal.
GERÊNCIA DE ESCOLAS DO CAMPO (GECAMPO)
Gerenciar as ações de ensino e aprendizagem nas Unidades Escolares do Campo garantindo o cumprimento de disposições legais e das Diretrizes das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação.
COORDENAÇÃO DE ESCOLAS DO CAMPO
Coordenar, acompanhar, implementar e monitorar as ações pedagógicas vivenciadas nas unidades educacionais, garantindo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a atualização curricular na Escola do Campo, conforme orientações das instâncias Federal, Estadual e Municipal.
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (GEE)
Gerenciar e Disseminar a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, nos diversos segmentos da Seduc, nas escolas municipais e nas EMEls, evidenciando - lhe o caráter transversal.
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenar, acompanhar, implementar e monitorar as ações pedagógicas vivenciadas nas unidades educacionais, garantindo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a atualização curricular da Educação Inclusiva, conforme orientações das instâncias Federal, Estadual e Municipal.
GERÊNCIA DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL (GETI)
Gerenciar as ações de ensino e aprendizagem nas Unidades Escolares da Educação em Tempo Integral, garantindo o cumprimento de disposições legais e das Diretrizes das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação.
COORDENAÇÃO DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
Coordenar, acompanhar, implementar e monitorar as ações pedagógicas vivenciadas nas unidades educacionais, garantindo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, assegurando a atualização curricular das Escolas em Tempo Integral, conforme orientações das instâncias Federal, Estadual e Municipal.
DIRETORIA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRA (DAF)
Desenvolver as atividades relacionadas com o planejamento operacional e de gestão, com execução orçamentária e financeira, recursos logísticos, recursos humanos de material, bens e serviços, gestão de transporte (escolar, administrativo e universitário), Alimentação Escolar e Tecnologia da Educação voltada ao melhor atendimento a Rede Municipal de Ensino;
Estabelecer diretrizes básicas de política administrativa e coordenar as áreas de execução orçamentária e financeira, de materiais, serviços, patrimônio, transporte, e todas as áreas, conforme item I;
Coordenar as atividades relacionadas com as demandas de pessoal necessárias para o desempenho das funções educacionais, técnicas e de apoio, juntamente com a Gerência de Ensino;
Coordenar, acompanhar e supervisionar o processo de planejamento, execução e avaliação das ações pertinentes ao desenvolvimento dos Programas de Merenda e Transporte Escolar;
Coordenador a elaboração das diretrizes e normas para a execução dos Programas Municipais de Alimentação e Transporte Escolar;
Fomentar e promover a atualização e aperfeiçoamento dos recursos humanos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Municipal de Alimentação Escolar, contribuído para promover as necessidades nutricionais de crianças e adolescentes escolares;
Estabelecer mecanismo para executar os programas, em parceria com a comunidade;
Emitir normas e zelar pelo cumprimento e controle da validade dos alimentos;
Articular –se com órgãos e entidades de Administração Pública e particular, visando à consecução dos objetivos dos programas alimentares;
Zelar pelo cumprimento das diretrizes e normas emanadas; Coordenar a integração com as escolas municipais na definição dos gêneros alimentícios, material didático e equipamentos a serem adquiridos; Manter atualizado o cadastro das unidades, referentes ao número de crianças e adolescentes escolares atendidos pelo Programa de Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Plano de Ações Articuladas – PAR, SIMEC, SIOPE, SICONFI, FUNDEB e Novo FUNDEB;
Receber e controlar as escolas o estoque dos alimentos adquiridos pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar da Agricultura Familiar, bem como distribuir os alimentos;
Zelar pelo cumprimento das normas técnicas que assegurem as condições de qualidade no armazenamento dos produtos;
Estabelecer procedimentos, orientar o cumprimento de normas de higiene pelos responsáveis na manipulação, preparação e distribuição dos alimentos;
Realizar diagnósticos referentes à família, às crianças, aos adolescentes e aos escolares atendidos pelos Programas, atualizando, periodicamente se necessário;
Participar de reuniões cursos, treinamentos, encontros e outros eventos voltados para a área de alimentos e transportes e programas sociais;
Prestar assistência integral à Rede Física;
Fazer entrega de equipamentos nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação;
Realizar o Levantamento da Situação Escolar da rede de ensino municipal em conjunto com a Diretoria de Gestão Educacional, Diretoria de Ensino, Diretoria de Planejamento Educacional e Diretoria de Infraestrutura, visando propor ações a curto, médio e longo prazo para adequar a condições físicas das escolas aos padrões mínimos de funcionamento;
Zelar pela conservação dos bens patrimoniais - móveis e imóveis, bem como manter atualizado os bens patrimoniais da Secretaria de Educação e das escolas;
Acompanhar e coordenar as atividades do pessoal administrativo da Secretaria de Educação;
Fiscalizar e orientar sobre a utilização correta dos bens públicos;
Prestar apoio técnico aos Setores na sua área de atuação;
Adotar mecanismos para a organização e controle da utilização de equipamentos e materiais da Secretaria e da Rede Municipal de Ensino;
Executar as atividades necessárias para levantamento, identificação, manutenção, preservação e atualização dos bens patrimoniais da Secretaria;
Elaborar os documentos necessários para efetivar a utilização dos recursos financeiros da Secretaria de Educação;
Acompanhar, controlar a execução dos recursos financeiros no âmbito da Secretaria Municipal de Educação;
Coordenar e acompanhar a elaboração de programas e projetos na área de Recursos Humanos;
Coordenar, em articulação com a Secretaria de Administração o processo de formulação da Política de Desenvolvimento de Recursos Humanos, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação;
Coordenar as atividades de administração de pessoal;
Coordenar, acompanhar e controlar os programas de treinamento, cursos e seminários em articulação com a Secretaria de Administração;
Assegurar o fluxo de informações e a racionalização das atividades e serviços na área de Recursos Humanos;
Administrar os recursos humanos da Secretaria de Educação;
Coordenar a lotação de pessoal na Secretaria de Educação e das escolas;
Controlar o crescimento vegetativo da folha;
Monitorar a relação aluno/professor e número de professor/turma;
Controlar as contratações temporárias;
Conhecer e assegurar o cumprimento das legislações, fiscalizando e controlando as receitas e despesas da educação, com pessoal;
Estabelecer mecanismo para valorização dos servidores da educação;
Lotar, registrar, acompanhar e avaliar a movimentação dos servidores da educação;
Manter permanente o fluxo de informações com as unidades escolares;
Acompanhar e Supervisionar o transporte escolar;
Promover orientação das unidades da Secretaria de Educação para a prática adequada de elaboração das especificações técnicas e termos de referência;
Elaborar especificações técnicas para a licitação;
Cumprir e fazer com que sejam cumpridas pelas diversas unidades da Secretaria de Educação envolvidas com a execução das ações de licitações a aquisição e contratação de bens, obras e serviços;
Acompanhar e controlar os acordos, parcerias, contratos, aluguéis e convênios da Secretaria de Educação no que se refere a sua vigência e execução financeira, juntamente com a Gerência de Planejamento Educacional;
Coordenar as atividades de Recrutamento e Seleção de Pessoal, de integração dos Servidores da Secretaria de Educação, de Planos de Cargos e Carreiras, Desenvolvendo Programas de Assistência Social e de Benefícios aos Servidores da Secretaria;
Coordenar a captação de recursos através de Convênios, Termos de Compromisso, Acordos e Parecerias com Órgãos da Administração Pública, Privada, Filantrópica e/ou do Terceiro Setor; e
Coordenar a Política de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Educação e da Rede Municipal de Ensino.
ASSESSORIA JURÍDICA
GERÊNCIA FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE (GEFIC)
Acompanhar as ações das Divisões de Programas e Projetos, Orçamento e Finanças, Acompanhamento e Apoio aos Programas.
Elaborar e acompanhar o Orçamento da Secretaria Municipal de Educação;
Participar do processo de estabelecimento de parcerias com órgãos governamentais, entidades não-governamentais, privadas e internacionais;
Articular-se com os Órgãos Colegiados da Secretaria de Educação, visando ao cumprimento das disposições normativas para assegurar bom atendimento dos Programas e Projetos da Rede Municipal de Ensino;
Coordenar e implementar a elaboração do Plano Plurianual da Secretaria de Educação.
Elaborar o Plano de Trabalho Anual da Secretaria de Educação, em consonância com as diretrizes do sistema orçamentário;
Assegurar a correspondência entre orçamento e metas estabelecidas no Plano de Trabalho Anual – PTA da Secretaria de Educação; Viabilizar e acompanhar as solicitações dos Programas das Gerências com vistas à sua efetivação.
Realizar estudos e pesquisas com vistas ao aprimoramento e ao enriquecimento dos Programas e Convênios.
Elaborar o Plano de Trabalho Anual da Secretaria Municipal de Educação, em consonância com as diretrizes do sistema orçamentário.
Coordenar e implementar a elaboração do Plano Plurianual da Secretaria de Educação.
Articular-se com Gerência Administrativa, visando ao fluxo de informações e decisões que possibilitem a melhoria e integração das ações conjuntas na área fim.
Articular-se com os demais Setores visando a uma atuação harmônica e integrada para a consecução da visão estratégica da Secretaria.
Acompanhar, controlar e avaliar a execução do orçamento da Secretaria.
Acompanhar, controlar e avaliar a execução financeira de convênios e contratos (extratos bancários e prestação de contas para a Prefeitura Municipal).
Acompanhar a elaboração e execução da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Assegurar a correspondência entre orçamento e metas estabelecidas no Plano de Trabalho anual - PTA da Secretaria de Educação;
Orientar, controlar e supervisionar a utilização dos recursos destinados à cobertura de despesas, convênios e contratos da Secretaria de Educação.
Assegurar a correspondência entre orçamento e metas estabelecidas no PTA;
Elaborar, implantar e acompanhar o Programa de Informática na Rede Municipal de Educação;
Elaborar a proposta orçamentária da Secretaria de Educação, em consonância com as diretrizes do sistema orçamentário;
Coordenar e implementar a elaboração do Plano Plurianual da Secretaria de Educação;
Articular-se com a Secretaria Gerência de Administração Setorial, visando ao fluxo de informações e decisões que possibilitem a melhoria e integração das ações conjuntas na área fim;
Articular-se com os demais Setores visando a uma atuação harmônica e integrada para a consecução da visão estratégica da Secretaria;
Prestar apoio técnico aos demais Setores da Secretaria de Educação;
Acompanhar, controlar e avaliar a execução do orçamento da Secretaria;
Acompanhar a elaboração e execução da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
Orientar, controlar e supervisionar a utilização dos recursos destinados à cobertura de despesas, convênios e contratos da Secretaria de Educação;
Manter atualizado o cadastro das unidades, referentes ao número de crianças e adolescentes escolares atendidos pelo Programa de Alimentação Escolar, Transporte Escolar, Plano de Ações Articuladas – PAR, SIMEC, SIOPE, SICONFI, FUNDEB e Novo FUNDEB;
Controlar a Conta Corrente do FUNDEB;
Confeccionar Solicitação de Notas de bloqueio Orçamentário, Empenho e Liquidações;
Controlar os pagamentos e os saldos dos empenhos;
Elaborar relatórios de todas as fontes de recursos;
Controlar o saldo orçamentário com a programação financeira semanal, mensal e anual;
Elaborar relatórios circunstanciados sobre os gastos com a educação, em parceria com a Secretaria da Fazenda, detalhando o gasto por modalidade de ensino e gasto com folha de pagamentos;
Controlar os gastos da Educação, no que se refere aos 25% Constitucional;
Elaborar balancetes anual;
Enviar o SIOPE bimestralmente ou de acordo com as determinações, orientações legais.
GERÊNCIA ADMINISTRATIVA (GEAD)
Desenvolver as atividades relacionadas com o planejamento operacional e de gestão, recursos logísticos, aquisição de material, bens e serviços;
Estabelecer diretrizes básicas de política administrativa e coordenar as áreas de materiais, serviços, patrimônio, transporte e suprimentos de bens e materiais;
Zelar pelo cumprimento das diretrizes e normas emanadas; coordenar a integração com as escolas municipais na definição dos gêneros alimentícios, material didático e equipamentos a serem adquiridos;
Zelar pelo cumprimento das normas técnicas que assegurem as condições de qualidade no armazenamento de bens e materiais;
Fazer entrega de equipamentos nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação;
Assegurar a manutenção das unidades escolares e da Secretaria de Educação;
Prestar informações contínuas sobre as necessidades de intervenções nas unidades de ensino;
Zelar pela conservação dos bens patrimoniais - móveis e imóveis, bem como manter atualizado os bens patrimoniais da Secretaria de Educação e das escolas;
Acompanhar e coordenar as atividades do pessoal administrativo da Secretaria de Educação;
Fiscalizar e orientar sobre a utilização correta dos bens públicos;
Prestar apoio técnico aos Setores na sua área de atuação;
Adotar mecanismos para a organização e controle da utilização de equipamentos e materiais da Secretaria;
Executar as atividades necessárias para levantamento, identificação, manutenção, preservação e atualização dos bens patrimoniais da Secretaria;
Manter permanente o fluxo de informações com as unidades escolares;
Promover orientação das unidades da Secretaria de Educação para a prática adequada de elaboração das especificações técnicas e termos de referência;
Elaborar especificações técnicas para a licitação;
Cumprir e fazer com que sejam cumpridas pelas diversas unidades da Secretaria de Educação envolvidas com a execução das ações de licitações a aquisição e contratação de bens e serviços;
Acompanhar e controlar os acordos, parcerias, contratos, aluguéis e convênios da Secretaria de Educação no que se refere a sua vigência e execução financeira, juntamente com a Gerência de Planejamento Educacional;
Coordenar junto as Coordenações de Logística, Administrativa e Contratos Continuados e Terceirizados os prazos e a necessidade da Rede Municipal de Ensino, Prédio Sede da Secretaria de Educação, Centro de Formação e demais Prédios Administrativos no que se refere a infraestrutura para os funcionamentos dos mesmos.
GERÊNCIA DE TRANSPORTE (GETRANS)
Coordenar, acompanhar e supervisionar o processo de planejamento, execução e avaliação das ações pertinentes ao desenvolvimento do Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação;
Alimentar o sistema do SETE para melhor acompanhar a execução do Programa de Transporte Escolar no Município;
Realizar Georreferenciamento para elaboração de necessidade de rotas existentes e novas rotas do Transporte Escolar do Município;
Atender de forma satisfatória os alunos da Rede Municipal de Ensino e da Rede Estadual, através do PETE;
Coordenar o Transporte Escolar para alunos com deficiências;
Coordenar o atendimento dos Monitores de cada Rota do Transporte Escolar para um melhor atendimento aos alunos que frequentam o Transporte Escolar das Redes Municipal e Estadual;
Seguir a Legislação vigente para Transporte Escolar dos Órgãos Internos e Externos como FNDE e TCE/PE;
Emitir Relatórios e Prestação de Contas de Convênios que repassam recurso para o Programa de Transporte Escolar do Município.
Definir as rotas de atendimento ao Transporte Universitário através de recadastramento e cadastramento de alunos antigos e novos, semestralmente nos meses de janeiro e julho de cada ano;
Controlar o acesso dos alunos ao transporte universitário através de aceite no recadastramento e/ou cadastramento para a utilização do transporte universitário.
Respeitar a Legislação vigente para atendimento ao transporte universitário no Município;
Garantir o atendimento, conforme legislação apenas aos estudantes que residem em Ipojuca;
Acompanhar os monitores que acompanham o transporte universitário;
Coordenar, acompanhar e supervisionar o processo de planejamento, execução e avaliação das ações pertinentes ao desenvolvimento do Transporte Administrativo da Secretaria Municipal de Educação;
Articular com as Diretorias, Gerências, Coordenações na elaboração de um cronograma semanal para atendimento as demandas da Secretaria Municipal de Educação;
Controlar o uso do combustível para o transporte administrativo, visando um melhor atendimento com custo preciso, evitando desperdício do dinheiro público
Coordenar, acompanhar e supervisionar o processo de planejamento, execução e avaliação das ações pertinentes ao desenvolvimento do Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação;
Alimentar o sistema do SETE para melhor acompanhar a execução do Programa de Transporte Escolar no Município;
Realizar Georreferenciamento para elaboração de necessidade de rotas existentes e novas rotas do Transporte Escolar do Município;
Atender de forma satisfatória os alunos da Rede Municipal de Ensino e da Rede Estadual, através do PETE;
Coordenar o Transporte Escolar para alunos com deficiências;
Coordenar o atendimento dos Monitores de cada Rota do Transporte Escolar para um melhor atendimento aos alunos que frequentam o Transporte Escolar das Redes Municipal e Estadual;
Seguir a Legislação vigente para Transporte Escolar dos Órgãos Internos e Externos como FNDE e TCE/PE;
Emitir Relatórios e Prestação de Contas de Convênios que repassam recurso para o Programa de Transporte Escolar do Município.
Definir as rotas de atendimento ao Transporte Universitário através de recadastramento e cadastramento de alunos antigos e novos, semestralmente nos meses de janeiro e julho de cada ano;
Controlar o acesso dos alunos ao transporte universitário através de aceite no recadastramento e/ou cadastramento para a utilização do transporte universitário.
Respeitar a Legislação vigente para atendimento ao transporte universitário no Município;
Garantir o atendimento, conforme legislação apenas aos estudantes que residem em Ipojuca;
Acompanhar os monitores que acompanham o transporte universitário;
Elaborar Termo de Referência, visando as contratações do Transporte Escolar, Universitário e Administrativo da Secretaria Municipal de Educação.
GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS (GEREH)
Desenvolver as atividades relacionadas com o planejamento operacional e de gestão e recursos humanos;
Estabelecer diretrizes básicas de política administrativa e coordenar a Área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos;
Coordenar as atividades relacionadas com as demandas de pessoal necessárias para o desempenho das funções educacionais, técnicas e de apoio, juntamente com a Gerência de Ensino;
Coordenar as atividades de Recrutamento e Seleção de Pessoal, de integração dos Servidores da Secretaria de Educação, de Planos de Cargos e Carreiras, Desenvolvendo Programas de Assistência Social e de Benefícios aos Servidores da Secretaria;
Supervisionar e executar as atividades de administração de pessoal e coordenar o sistema de pagamento de pessoal, o sistema de controle funcional da Secretaria de Educação;
Coordenar, acompanhar e controlar os programas de treinamento, cursos e seminários para o quadro de apoio técnico, administrativos e serviços gerais em articulação com a Secretaria de Administração;
Coordenar e acompanhar a elaboração de programas e projetos na área de Recursos Humanos;
Coordenar, em articulação com a Secretaria de Administração o processo de formulação da Política de Desenvolvimento de Recursos Humanos, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação;
Coordenar as atividades de administração de pessoal;
Coordenar, acompanhar e controlar os programas de treinamento, cursos e seminários em articulação com a Secretaria de Administração;
Assegurar o fluxo de informações e a racionalização das atividades e serviços na área de Recursos Humanos;
Administrar os recursos humanos da Secretaria de Educação;
Coordenar a lotação de pessoal na Secretaria de Educação e das escolas;
Controlar o crescimento vegetativo da folha;
Monitorar a relação aluno/professor e número de professor/turma;
Controlar as contratações temporárias;
Conhecer e assegurar o cumprimento das legislações, fiscalizando e controlando as receitas e despesas da educação, com pessoal;
Coordenar o processo de avaliação de desempenho dos servidores em estágio probatório;
Estabelecer mecanismo para valorização dos servidores da educação; lotar, registrar, acompanhar e avaliar a movimentação dos servidores da educação;
Manter permanente o fluxo de informações com as unidades escolares;
Estabelecer diretrizes básicas de política administrativa e coordenar a Área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos;
III. Coordenar as atividades relacionadas com as demandas de pessoal necessárias para o desempenho das funções educacionais, técnicas e de apoio, juntamente com a Gerência de Ensino;
IV. Coordenar, acompanhar e controlar os programas de treinamento, cursos e seminários para o quadro de apoio técnico, administrativos e serviços gerais em articulação com a Secretaria de Administração;
Coordenar e acompanhar a elaboração de programas e projetos na área de Recursos Humanos;
Coordenar, em articulação com a Secretaria de Administração o processo de formulação da Política de Desenvolvimento de Recursos Humanos, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação com a valorização do profissional;
Coordenar as atividades de administração de pessoal;
Assegurar o fluxo de informações e a racionalização das atividades e serviços na área de Recursos Humanos;
Administrar os recursos humanos da Secretaria de Educação;
Monitorar a relação aluno/professor e número de professor/turma;
Estabelecer mecanismo para valorização dos servidores da educação;
GERÊNCIA DE LICITAÇÃO E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (GELIC)
Desenvolver as atividades relacionadas com o planejamento operacional e de gestão, aquisição de material, bens, obras e serviços,
Estabelecer diretrizes básicas de política de especificação técnica nas áreas de materiais, serviços, bens e obras;
Prestar apoio técnico aos Setores na sua área de atuação;
Manter permanente o fluxo de informações com as unidades escolares;
Promover orientação das unidades da Secretaria de Educação para a prática adequada de elaboração das especificações técnicas e termos de referência
Elaborar especificações técnicas para a licitação;
Cumprir e fazer com que sejam cumpridas pelas diversas unidades da Secretaria de Educação envolvidas com a execução das ações de licitações a aquisição e contratação de bens, obras e serviços.
DIRETORIA DE APOIO ESTUDANTIL (DAE)
GERÊNCIA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (GEALE)
Gerenciar as ações de ensino e aprendizagem nas Unidades Escolares do Campo garantindo o cumprimento de disposições legais e das Diretrizes das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação.
COORDENAÇÃO TÉCNICA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR / COORDENAÇÃO DE SUPERVISÃO TÉCNICA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR / COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Coordenar o Programa de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação;
Fomentar e promover a atualização e aperfeiçoamento dos recursos humanos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Municipal de Alimentação Escolar, contribuído para promover as necessidades nutricionais de crianças e adolescentes escolares;
Zelar pelo cumprimento das diretrizes e normas emanadas;
Coordenar a integração com as escolas municipais na definição dos gêneros alimentícios a serem adquiridos;
Estabelecer mecanismo para executar o programa, em parceria com a comunidade;
Emitir normas e zelar pelo cumprimento e controle da validade dos alimentos;
Articular-se com órgãos e entidades de Administração Pública e particular, visando à consecução dos objetivos dos programas alimentares.
Manter atualizado o cadastro das unidades, referentes ao número de crianças e adolescentes escolares atendidos pelo Programa.
Receber, armazenar e controlar o estoque dos alimentos adquiridos pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar, bem como distribuir os alimentos;
Zelar pelo cumprimento das normas técnicas que assegurem as condições de qualidade no armazenamento dos produtos da Agricultura Familiar;
Estabelecer procedimentos, orientar o cumprimento de normas de higiene pelos responsáveis na manipulação, preparação e distribuição dos alimentos;
Elaborar e coordenar cardápios variados e de melhor qualidade nutricional;
Realizar diagnósticos referentes à família, às crianças, aos adolescentes e aos escolares atendidos pelo Programa, atualizando, periodicamente se necessário.
Participar de reuniões cursos, treinamentos, encontros e outros eventos voltados para a área de alimentos e programas sociais;
Elaborar Cardápios e Termo de Referência para Contratação de Empresa para fornecimento de Alimentação Escolar;
Elaborar Cardápios e Termo de Referência para a Chamada Pública da Agricultura Familiar;
Realizar acompanhamento sistemático nas Escolas garantindo os valores nutricionais e o recebimento dos alimentos e/ou alimentação escolar;
Realizar teste de aceitação por parte dos alunos da alimentação escolar fornecida nas escolas da Rede Municipal de Ensino;
GERÊNCIA DE TECNOLOGIA (GETEC)
Gerenciar as ações de ensino e aprendizagem nas Unidades Escolares do Campo garantindo o cumprimento de disposições legais e das Diretrizes das Políticas Educacionais da Secretaria de Educação.
COORDENAÇÃO DE INFRAESTRUTURA E REDES / COORDENAÇÃO DE DESIGN GRÁFICO / COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIEMNTO DE SISTEMAS
Planejar, executar e direcionar as ações na área de TI de modo que seja possível implantar melhores práticas de governança e realizar uma gestão eficiente dos recursos tecnológicos de hardware, software e rede da Secretaria de Educação e das escolas municipais;
Prover suporte integral aos programas educacionais por meio das ações de tecnologia da informação, disponibilizando soluções tecnológicas aos diversos departamentos que compõem a Secretaria de Educação;
Apoiar, de forma eficiente, a automação de processos e a aquisição, construção e licenciamento de soluções tecnológicas para atender a processos técnicos e administrativos que permitem a gestão dos ativos cobrindo todos os ângulos críticos da instituição;
Capacitar em informática na educação de professores da Rede Municipal de Ensino de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Informática na Educação – FNDE.
Promover cursos de Informática básica com enfoque pedagógico e telemática para servidores da Rede Municipal de Ensino;
Dar suporte técnico- pedagógico para implantação e operacionalização dos laboratórios de informática nas escolas, assegurando a utilização da tecnologia educacional como recurso didático e a integração com o conteúdo das disciplinas;
Auxiliar as escolas nos processos de desenvolvimento, implantação de projetos de uso pedagógico da informática;
Estimular as escolas na elaboração de projetos para aquisição de computadores e sistemas educacionais e articular com a Secretaria Municipal de Educação a definição de um cronograma para a instalação de laboratórios de Informática nas escolas de acordo com critérios pré-estabelecidos;
Subsidiar as Gerências de Gestão e Administração Setorial na elaboração de projetos técnicos visando à capacitação de recursos e parcerias para a instalação de laboratórios de informática nas escolas;
Assessorar as escolas na escolha e utilização de softwares educacionais condizentes com o Programa de Ensino e a proposta pedagógica de cada escola;
Dar suporte e acompanhamento do sistema de Gestão informatizado em todas as áreas pedagógicas e Administração da Secretaria Municipal de Educação;
Implantar laboratórios de Informática nas Escolas da Rede Municipal de Ensino;
Expandir a internet para toda a Rede Municipal de Ensino;
Garantir manutenção e suporte de TI aos laboratórios de informática e toda a Rede Municipal de Ensino;
Realizar estudos e pesquisas com vistas ao aprimoramento e ao enriquecimento dos professores e funcionários na área de Tecnologia da Informação;
Garantir, por meio do sistema implantado, a execução do Programa Municipal Bolsa Escola.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO (DPMA)
A Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação - DPMA, é o órgão responsável pela coordenação e acompanhamento do planejamento institucional, pelo monitoramento e avaliação dos programas e projetos educacionais e pela gestão e divulgação das informações didático-científicas e técnico-administrativas da Secretaria de Educação.
Tem também como objetivo, subsidiar a política de avaliação educacional e institucional do Sistema de Ensino do Ipojuca, em colaboração com as demais esferas organizacionais, alinha-se ao desafio do município em proporcionar uma educação de qualidade, integrando esforços em favor de um modelo de desenvolvimento sociocultural, considerando as dimensões humana, tecnológica e organizacional que constituem a SEDUC.
A DPMA é composta pelas Gerências de Planejamento - GEPLAN, de Monitoramento e Inspeção Escolar - GEMIE, de Normatização - GENOR e de Avaliação - GEAV. Também integra os seguintes setores: Assessoria Administrativa - ASADM, Secretaria Escolar da Zona Rural - SEZR, Setor de Expedição de Documentação Escolar - SEDE e o Setor de Estatística Educacional - SEED.
ASSESSORIA ADMINISTRATIVA
A Assessoria Administrativa auxilia a gestão da Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação apoiando na realização das tarefas do cotidiano, dando suporte às Gerências da DPMA. Atua junto à Diretoria e às Gerências na resolução das atividades administrativas, garantindo as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades, visando à padronização e bom andamento das ações desenvolvidas pela DPMA.
GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO (GEPLAN)
A Gerência de Planejamento tem como objetivo definir as diretrizes, sistematização, elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico Ação Anual da Secretaria Municipal de Educação articulando as suas Diretorias uma melhoria da qualidade da Educação ipojucana.
COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO
Coordenar e executar as ações da Gerência de Planejamento em relação a definição das diretrizes de sistematização, elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico Ação Anual da Secretaria Municipal de Educação articulando as suas Diretorias, buscando a melhoria da qualidade da Educação ipojucana.
ASSESSORIAS
SETOR DE ESTATÍSTICA EDUCACIONAL
O setor de Estatística desenvolve suas atividades em parceria com as Gerências da Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação - DPMA para a coleta, tratamento e divulgação dos dados educacionais das escolas pertencentes ao Sistema Municipal de Educação do Ipojuca, tendo como parâmetros o Censo Escolar – EDUCACENSO e os dados do Sistema Educacional do Ipojuca – SEI. Neste contexto, está incluído o uso de diversas metodologias com o objetivo de prover e apoiar o aprendizado, disponibilizando informações e orientando a gestão escolar, coordenadores e secretários a utilizarem os dados educacionais corretamente.
BOLSA ESCOLA
O setor do Bolsa Escola desenvolve suas atividades em parceria com as Gerências da Diretoria de Planejamento, Monitoramento e Avaliação – DPMA, enviando a remessa mensal contendo os dados de frequência escolar dos benefícios; cadastrar beneficiários deste referido programa e emitindo autorizações para pagamentos.
Obs.: Ambas as assessorias estão ligadas à GEPLAN.
GERÊNCIA DE MONITORAMENTO E INSPEÇÃO ESCOLAR (GEM)
A Gerência de Monitoramento e Inspeção Escolar tem como objetivo acompanhar de forma sistêmica, regular e contínua as operações implementadas pela Secretaria de Educação com foco na obtenção e análise de informações sobre o desempenho das Diretorias e das Unidades Escolares, visando a melhoria das condições educacionais e profissionais. Assim como, promover e realizar a inspeção nas Unidades Escolares, para o cumprimento das respectivas diretrizes e normas, observando a legislação vigente, e exercer outras atividades correlatas ou que lhe forem regularmente conferidas ou determinadas.
COORDENAÇÃO DE MONITORAMENTO E INSPEÇÃO
Coordenar e executar as ações da Gerência de Monitoramento e Inspeção Escolar referente ao acompanhar de forma sistêmica, regular e contínua as operações implementadas pela Secretaria de Educação com foco na obtenção e análise de informações sobre o desempenho das Diretorias e das Unidades Escolares, visando a melhoria das condições educacionais e profissionais. Assim como, promover e realizar a inspeção nas Unidades Escolares, para o cumprimento das respectivas diretrizes e normas, observando a legislação vigente, e exercer outras atividades correlatas ou que lhe forem regularmente conferidas ou determinadas.
SETOR DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO
O Setor de Expedição de Documentação está sob responsabilidade da Gerência de Monitoramento e Inspeção Escolar. Este setor é responsável, dentre outras atividades, por atender usuários que vêm requerer seus documentos escolares de escolas que se encontram extintas e cuja guarda do acervo esteja sob responsabilidade deste setor. Além disso, também executa a emissão de documentos, tais como: certidões, históricos e certificados.
SETOR DE MONITORAMENTO - INSPEÇÃO ESCOLAR
SETOR DE MONITORAMENTO - SECRETARIA ESCOLAR RURAL
Setor responsável pelos serviços de secretaria das escolas localizadas na Zona Rural. Este setor realiza todas as funções destinadas a manter os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e expedições para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida com a anuência da Gerência de Monitoramento e Inspeção Escolar.
GERÊNCIA DE NORMATIZAÇÃO (GENOR)
A Gerência de Normatização tem como principal objetivo a melhoria constante nos procedimentos operacionais e de gestão escolar da Secretaria de Educação, mediante a elaboração de propostas de legislações necessárias a este fim. Entre suas principais atribuições está a participação na elaboração de políticas, diretrizes e normas referentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e da administração escolar, promovendo a correta aplicação da legislação, de acordo com as diretrizes e normas emanadas da Secretaria da Educação.
COORDENAÇÃO DE NORMATIZAÇÃO
Coordenar e executar as ações da Gerência de Normatização como o objetivo de melhoria constante nos procedimentos operacionais e de gestão escolar da Secretaria de Educação, mediante a elaboração de propostas de legislações necessárias a este fim. Entre suas principais atribuições está a participação na elaboração de políticas, diretrizes e normas referentes ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e da administração escolar, promovendo a correta aplicação da legislação, de acordo com as diretrizes e normas emanadas da Secretaria da Educação.
GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO (GEAV)
A Gerência de Avaliação tem como objetivo definir as diretrizes institucionais que orientam os processos de avaliação dos projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação. Oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização dos sistemas de avaliações (interna e externas) escolares promovidos pelos órgãos governamentais de avaliação, e operacionalizar avaliação contínua do desempenho profissional de todos os envolvidos no processo educacional, oferecendo dados para estimular a reflexão do profissional sobre sua atuação e incentivá-lo a avançar no seu desenvolvimento profissional e pessoal.
COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Coordenar e executar as ações da Gerência de Avaliação, em relação a definição das diretrizes institucionais que orientam os processos de avaliação dos projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação. Oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização dos sistemas de avaliações (interna e externas) escolares promovidos pelos órgãos governamentais de avaliação, e operacionalizar avaliação contínua do desempenho profissional de todos os envolvidos no processo educacional, oferecendo dados para estimular a reflexão do profissional sobre sua atuação e incentivá-lo a avançar no seu desenvolvimento profissional e pessoal.
DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA (DINFRA)
Gerenciar alternativas e soluções estruturadoras e organizacionais, a projeção, a execução e a fiscalização do recebimento das obras e dos serviços de engenharia e arquitetura, articulando as ações e o acompanhamento dos programas e dos projetos institucionais e físico-construtivos da Secretaria Municipal do Ipojuca.
GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO E INFRAESTRUTURA (GMI)
A Gerência de Manutenção e Serviços visa acompanhar as contratações de obras, manutenção e serviços de engenharia e arquitetura demandada da SEDUC-Ipojuca promovendo a integração das atividades e iniciativas relacionados com a infraestrutura na realização de projetos, programas, vistorias e avaliações.
COORDENAÇÃO DE MANUTENÇÃO E SERVIÇOS
A Coordenação de Manutenção e Serviços coordena os cronogramas, recursos, equipamentos e informações de Gerenciamento dos projetos da Gerência de Manutenção e Serviços.
GERÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (GAD)
A Gerência de Administração e Gestão tem como norte assessorar o Diretor de Infraestrutura da SEDUC-Ipojuca nos assuntos relacionados à gestão de pessoas na distribuição e acompanhamento da fiscalização de obras e serviços de engenharia.
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO
A Coordenação de Administração e Gestão tem como norte assessorar o Diretor de Infraestrutura da SEDUC-Ipojuca nos assuntos relacionados à gestão de pessoas na distribuição e acompanhamento da fiscalização de obras e serviços de engenharia da Gerência de Administração e Gestão.
Obs.: Compete também a esta diretoria as seguintes coordenações: Coordenação de Engenharia – Coordenação de Sinalização – Coordenação de Controle de Pragas.
DIRETORIA DE GESTÃO EDUCACIONAL (DGE)
Apoiar tecnicamente à luz dos princípios e fundamentos legais da Gestão Educacional, as unidades da rede municipal de ensino no tocante a organização, ao planejamento e à vivência das práticas educacionais com foco na sólida formação dos estudantes, no desenvolvimento de seus profissionais e no fortalecimento da relação família e escola junto à comunidade escolar.
GERÊNCIA DE GESTÃO ESCOLAR (GESC)
Visa definir objetivos e metas que desencadeiem a discussão, análise, aprofundamento, implantação e monitoramento dos processos da gestão escolar em suas múltiplas dimensões.
COORDENAÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR
1 – Construir, monitorar e avaliar o Contrato de Gestão em/com todas as escolas, visando a promoção de padrões elevados de ensino com visão abrangente e de futuro, orientado por princípios e diretrizes inclusivos, de equidade, multiculturalidade, dialogicidade e respeito à diversidade;
2 – Gerir, acompanhar e avaliar a implementação do novo currículo para assegurar a promoção da educação integral dos estudantes;
3 – Articular, junto às diretorias da SME, as condições necessárias para que todas as escolas da rede possam implementar o novo currículo com foco na educação integral;
4 – Garantir alinhamento entre a política educacional da Secretaria e os documentos norteadores ou Projetos Político-Pedagógicos das escolas (PPPs);
5 – Promover a elaboração, revisão e/ou reformulação dos PPPs e Regimentos Escolares com foco no novo Currículo Referência do Ipojuca;
6 – Criar, experienciar e difundir novos modelos de gestão escolar que atendam aos anseios da comunidade;
7 – Promover a escuta e a cooperação entre os gestores e os diferentes atores educacionais;
8 – Incentivar os gestores a refletirem sobre a gestão democrática e o desenvolvimento de práticas colegiadas a partir do envolvimento de todos os segmentos da escola, favorecendo a formação cidadã do estudante numa perspectiva interativa e integradora;
9 – Propiciar aos gestores oportunidades para lidarem com ferramentas tecnológicas que favoreçam o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento, de avaliação, do trabalho coletivo e da transparência da gestão da escola;
10 – Possibilitar aos gestores oportunidades para a ampliação de habilidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação;
11 – Oportunizar a reflexão sobre as múltiplas dimensões da gestão escolar, superando as concepções fragmentadas do processo educacional e contemplando a construção, formação e implementação dos indicadores de qualidade do trabalho pedagógico;
12 – Estimular o desenvolvimento de práticas de gestão democrática e de organização do trabalho pedagógico que contribuam para uma aprendizagem efetiva dos estudantes, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar;
13 – Exercer outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções que lhe forem atribuídas pela Diretora de Gestão Educacional.
GERÊNCIA DE DEMOCRATIZAÇÃO INSTITUCIONAL (GEDI)
Tem por objetivo fomentar a gestão democrática através da efetiva participação da comunidade escolar e de sua atuação nos órgãos colegiados, possibilitando o controle social, a tomada de decisões e o compartilhamento de responsabilidades para a promoção da educação de qualidade para todos.
COORDENAÇÃO DE DEMOCRATIZAÇÃO INSTITUCIONAL
1 – Criar na escola um ambiente integrado, promovendo um clima de confiança e reciprocidade na construção de um ambiente colaborativo como condição indispensável a reafirmação da função social da escola;
2 – Incentivar a construção e o fortalecimento dos Conselhos Escolares, Conselhos de Classe, do Grêmio Estudantil e de outros colegiados escolares;
3 – Estimular a participação da comunidade escolar na elaboração, vivência e culminância dos projetos escolares a partir do Currículo Referência do Ipojuca, proporcionando a melhoria da formação dos alunos e a transformação da escola em comunidades de aprendizagem;
4 – Promover a participação dos colegiados escolares na realização de atividades de caráter pedagógico, científico, social, cultural e esportivo, fortalecendo a articulação e integração entre escola, família e comunidade;
5 – Integrar os diversos segmentos sociais na reflexão, debate e redirecionamento da política municipal de ensino, durante a realização da Conferência Municipal de Educação;
6 – Constituir o Fórum Municipal de Educação como agente de avaliação, monitoramento e acompanhamento das ações da política educacional do Ipojuca;
7 – Incentivar as unidades a constituírem esforços colaborativos no processo de estabelecimento de parcerias entre as escolas, organizações, atores sociais, espaços e órgãos públicos e privados;
8 – Orientar práticas de liderança democrática e co-liderança no ambiente escolar, atribuindo responsabilidades e espaços de ação entre seus membros, como condição para a promoção da gestão compartilhada e da construção da identidade da escola;
9 – Exercer outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções que lhe forem atribuídas pela Diretoria de Gestão Educacional.
GERÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA (GEFOC)
Desenvolver processos formativos com ênfase na dimensão pedagógica e com vistas à construção de um ambiente democrático e participativo, reconhecendo o papel fundamental da gestão escolar e dos profissionais da educação como instrumento de transformação e inovação que favorece o desenvolvimento e/ou o aprimoramento de competências que proporcionem a reflexão da práxis apoiada em teorias, princípios e fundamentos da educação vinculados ao cotidiano escolar.
COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
1 – Acompanhar e avaliar a implementação dos processos formativos, inclusive oferecendo as orientações e condições necessárias para que os formadores possam assegurar a formação continuada dos profissionais da educação;
2 – Garantir processos formativos específicos para os profissionais das Equipes de Gestão das Escolas, oferecendo as orientações e condições necessárias para que essas lideranças assegurem a formação em serviço, o desenvolvimento de competências profissionais e a melhoria de suas práticas com foco na educação integral;
3 – Planejar momentos formativos que garantam a homologia de processos entre a formação dos estudantes e dos professores;
4 – Promover a formação dos formadores para que compreendam, valorizem e implementem a nova proposta curricular com foco na educação integral, nos princípios norteadores e na perspectiva da educação inclusiva;
5 – Repensar a formação continuada dos profissionais da educação e atuar com base nas orientações curriculares e marcos referenciais docentes, considerando a concepção, os princípios e as metodologias da educação integral;
6 – Apoiar os formadores no planejamento de processos formativos que contemplem os conceitos e as especificidades das diferentes etapas e modalidades da educação básica alinhados ao Currículo Referência do Ipojuca.
7 – Exercer outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções que lhe forem atribuídas pela Diretora de Gestão Educacional.
GERÊNCIA DE PROGRAMAS E PROJETOS (GEPP)
Fortalecer e ampliar Projetos Educacionais na Rede Municipal, Gerenciando as etapas inerentes à concepção e elaboração, apoiando a vivência e difusão dessas ações em articulação com as Diretorias da Secretaria de Educação, como estratégias para elevação da qualidade das ações educacionais.
COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS
1 – Ampliar parcerias para a vivência de projetos educacionais nas unidades escolares alinhados aos seus respectivos Projetos Políticos Pedagógicos;
2 – Articular junto a Diretoria Administrativa e Financeira a captação de recursos e orientar à sua utilização na vivência de projetos com vistas a promoção da aprendizagem e elevação dos indicadores educacionais nas distintas etapas, componentes e modalidades de ensino;
3 – Elaborar e avaliar, em articulação com a Diretoria Administrativa a viabilidade financeira para implementação de Projetos de interesses da Secretaria Municipal de Educação;
4 – Incentivar o registro e publicação das experiências exitosas resultantes da vivência de projetos na rede municipal de ensino;
5 – Avaliar propostas de parcerias e emitir pareceres acerca do desenvolvimento de projetos em consonância com o Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação, quanto a necessidade e pertinência da celebração, renovação e ou ampliação de convênios com instituições filantrópicas ou particulares e projetos propostos por outros órgãos e instituições;
6 – Integrar comissão para emissão de pareceres técnico pedagógicos subsidiando as decisões da Diretoria de Gestão Educacional;
7 – Articular junto as demais Diretorias o planejamento e a execução das ações previstas nos projetos e programas da Rede Municipal de Educação;
8 – Definir, acompanhar e participar, quando necessário, em parceria com a Gerência de Formação Continuada, os projetos e ações formativas das demandas verificadas nas instituições educacionais;
9 – Exercer outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções que lhe forem atribuídas pela Diretoria de Gestão Educacional.
GERÊNCIA DE CULTURA, ARTE E ESPORTE (GECAE)
A Gerência de Cultura, Arte e Esporte, objetiva o planejamento, a execução, coordenação e avaliação de ações que visem a implementação de atividades culturais, artísticas e desportivas no âmbito das escolas, com ampla participação da comunidade escolar.
COORDENAÇÃO DE CULTURA, ARTE E ESPORTE
1 - Garantir o desenvolvimento da cultura, arte e esporte como direitos sociais, promovendo o envolvimento, integração e participação dos diversos segmentos da comunidade escolar nas ações educacionais;
2 - Promover e estimular a produção cultural, artística e desportiva, mobilizando habilidades e a descoberta de valores no contexto escolar, como forma de desenvolver a educação integral dos estudantes;
3 - Desenvolver ações socioculturais em consonância com as aspirações da comunidade, o projeto político pedagógico das unidades escolares e o Currículo Referência do Ipojuca;
4 - Ampliar o engajamento da representatividade estudantil nas ações culturais, contribuindo com o protagonismo, o pertencimento e a identidade cultural dos estudantes na escola, enquanto comunidade de aprendizagem;
5 - Elaborar uma agenda cultural, artística e desportiva a ser desenvolvida na rede durante o período letivo, de modo a socializar periodicamente as produções desenvolvidas pelas unidades de ensino;
6 - Fomentar parcerias entre as escolas, organizações, atores sociais, espaços e órgãos públicos e privados, para o desenvolvimento de projetos culturais, artísticos e desportivos que visem contribuir para a formação dos estudantes;
7 - Promover no âmbito das escolas, o resgate de artefatos culturais (brinquedos, cantigas populares...) incentivando o reconhecimento, a valorização e a preservação das tradições históricas, artísticas e culturais da sociedade ipojucana;
8 - Contribuir de forma intersetorializada, com a democratização do acesso à cultura, à arte e aos esportes, viabilizando a melhoria dos processos educativos e da qualidade de vida dos munícipes;
9 - Exercer outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções que lhe forem atribuídas pela Diretoria de Gestão Educacional.
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (DEP)
COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA
CORRDENAÇÃO DE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GERÊNCIA EDUCACIONAL DE QUALIFICAÇÃO E PROJETOS
COORDENAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO E PROJETOS
GERÊNCIA EDUCACIONAL DE PARCERIAS
COORDENAÇÃO EDUCACIONAL DE PARCERIAS