O propósito deste espaço é divulgar eventos e/ou cursos em diversos âmbitos do saber, como também, os realizados pelo grupo para debater e divulgar trabalhos de professores(as) e demais profissionais de educação. 

Para acessar maiores informações, clique nos banners.

 


EVENTOS E/OU CURSOS ABERTOS    


MEC abre vagas em curso gratuito online de 200 horas para profissionais ligados à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental

 

O Ministério da Educação (MEC) abriu mais de 700 vagas em um curso gratuito online de 200 horas sobre Formação para Profissionais da Educação Infantil. A formação não conta com tutoria. Dessa forma, assim que a pessoa confirmar a inscrição ela já pode começar a estudar. O tempo mínimo para terminar os estudos é de 30 dias e o máximo é de 160 dias.

 


 

IV Encontro Estadual de "História: Fome, Direitos Humanos e Democracia”

A Associação Nacional de História – Seção Pernambuco – tem a honra de convidar a comunidade de historiadores e historiadoras a participar do XIV Encontro Estadual de "História: Fome, Direitos Humanos e Democracia” que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de setembro de 2022, em formato híbrido com atividades presenciais na Universidade Católica de Pernambuco. A realização do evento está sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Profissional) e do Curso de História da UNICAP. O evento acontecerá em parceria com a UFRPE, a UFPE e a UPE. Além de importantes apoios como o Instituto Humanitas, o Instituto Ricardo Brennand, o Arquivo Público do Estado Pernambuco, a Coordenação do Curso de História da UFRPE.

Link: https://bityli.com/FXPyXY

 

 

 

 


 

XIV ANPEd Sul 

XIV ANPEd Sul será realizada ao longo do mês de outubro de 2022, de forma remota online, com atividades síncronas em torno do tema "Formação e trabalho docente: tensões e perspectivas na Educação Brasileira”O evento é organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, dos campi de Cascavel e Francisco Beltrão, com apoio da ANPEd Nacional, vice-presidência sul e FORPREd Sul. 

Link: https://anpedsul.online/

 

 


 

Polo Itaú Social

Estão disponíveis no POLO – Itaú Social – vários cursos de curta duração com diversas temáticas e áreas do conhecimento voltados principalmente para educadoras e educadores, equipes de secretarias de educação e de organizações da sociedade civil.
Os materiais foram desenvolvidos em parceria com instituições reconhecidas no campo da educação e são disponibilizados de forma gratuita e certificada.
O cadastro e acesso aos cursos podem ser realizados pelo site www.polo.org.br.
OBS: No cadastramento, será solicitado o CNPJ da Secretaria Municipal de Educação que deverá ser preenchido com o Nº 30.640.749/0001-64

 

 

 


VII Encontro Nacional de Ensino de Ciências, da Saúde e do Ambiente


Em tempos de "novo normal", de “pós-pandemia” e de retomada das atividades presenciais, o VII ENECiências vem questionar a normalização e o agravamento da precarização das condições de trabalho dos profissionais da educação, saúde e meio ambiente. Estas se refletem objetivamente na materialidade da vida afetando a saúde mental e física dos envolvidos, reconfigurando as relações com/no ambiente e abrindo novas frentes de pesquisas e debates na área de Ensino. O evento será sediado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e será totalmente remoto.

 


 74ª Reunião Anual da SBPC

 A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade de Brasília (UnB) realizarão a 74ª Reunião Anual da SBPC entre os dias 24 e 30 de julho de 2022. A reunião acontecerá de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da UnB (Brasília, Ceilândia, Gama e Planaltina).

O tema central desta edição é “Ciência, Independência e Soberania Nacional” com atividades de diversas áreas do conhecimento.

 

  


 VIII Congresso Nacional de Educação

O futuro da escola: repensando políticas e práticas

Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.

 

  


III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

O III CoBICET, através de suas palestras e apresentações de trabalhos se propõe a mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia, em suas mais diversas atuações, e apresentar os atuais desafios da educação interdisciplinar. Este evento objetiva: atualizar estudantes e profissionais; promover a integração entre desenvolvimento tecnológico-científico e inovações do mercado profissional; divulgar trabalhos científicos; e estimular a participação de jovens pesquisadores.

  

  


VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

O VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, o IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e o IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade, será realizado no período de 14 a 17 de setembro de 2022. O VIII Seminário acontece desde 2003 no Rio Grande do Sul, e, em 2011 dado seu grande alcance tornou-se um evento internacional. O evento se configura a partir de uma parceria entre cinco universidades federais brasileiras e uma universidade portuguesa. Lideram o evento a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Universidade Federal de Uberlândia, a Universidade Federal do Pará e a Universidade do Minho. Em 2022 o Seminário apresenta como tema ''Memórias, lutas e insurgências nas educações'' para comemorar/rememorar os 20 anos de existência do grupo idealizador do Seminário - Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE), da FURG. A história do GESE é marcada por memórias, lutas e insurgências nas educações atravessando a história da constituição do campo de discussão em torno das questões de Corpo, Gênero, Sexualidade e escola. A história do Brasil, nos últimos anos, tem sido marcada por ideias e discursos obscurantistas que tem resultado em grandes retrocessos em campos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa, democrática e equânime. Neste cenário, promover espaços para o debate das questões de Corpo, Gênero e Sexualidade a partir das lutas e insurgências na educação e na ciência, não só possibilita o registro, mas viabiliza espaços-tempos de produção de saberes e conhecimentos que questionam os binarismos, a heteronormatividade, as políticas de morte que atuam sobre corpos e sujeitos que se insurgem contra as normalidades e normalizações que pressupõem experiências e vivências de corpos, gêneros e sexualidades universais. Espaços-tempos e sujeitos que criam e defendem outras estéticas de si.

 

  


 Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia está dividido em cinco Módulos, com os conteúdos referentes a cada um, além das atividades de fixação, ao longo do percurso, e das propostas e sugestões de atividades que podem ser feitas pelo professor em seu ambiente de trabalho com os alunos. Trata-se de um curso elaborado para professores da Educação Básica e busca trazer formas eficazes para que esses profissionais se aperfeiçoem em seus trabalhos utilizando a tecnologia a seu favor, da maneira mais didática e pedagógica possível.

 

 


 

 Alfabetização Baseada na Ciência

Atualizar os conhecimentos dos professores alfabetizadores sobre as evidências científicas sobre o ensino da leitura e escrita a crianças nos primeiros anos de escolaridade no Brasil.
Identificar as necessidades de formação dos professores alfabetizadores relativamente ao ensino da leitura e escrita, para assim promover as práticas de alfabetização no Brasil.
Promover o uso de métodos de ensino de leitura e escrita eficazes e baseados nas evidências científicas.
Capacitar os professores alfabetizadores para o desenvolvimento de planos de ensino baseados nas mais recentes evidências científicas no ensino da leitura e escrita.
Disponibilizar aos professores um conjunto de recursos úteis para o ensino inicial da leitura e da escrita.

  

 


 Educação 4.0: Metodologias Ativas para Educação Infantil

Esse curso é composto por 4 unidades, sendo as três primeiras com os conteúdos e a última destinada a realização da atividade final e avaliação.

 

 

  


 Educação 4.0: Metodologias Ativas para o Ensino Fundamental

Esse curso é composto por 4 unidades, sendo as três primeiras com os conteúdos sobre Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos e a última destinada a realização da atividade final e avaliação.

 

 


 Formação Continuada em Práticas de Alfabetização

Este curso on-line se destina principalmente a professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes de alfabetização, sendo também proveitoso para gestores de redes educacionais e para toda a sociedade civil interessada.

 

 


 Formação para Profissionais da Educação Infantil

O Curso de Formação para Profissionais da Educação Infantil está dividido em seis módulos, os quais contam com apresentação, contextualização e discussão do tema proposto para cada um, além de materiais complementares e sugestões de atividades a serem realizadas em sala de aula. Trata-se de um curso cujo público alvo são profissionais de creches e da pré-escola e que tem como intuito contribuir com práticas pedagógicas criativas e teoricamente embasadas. As proposições teóricas e a apresentação de estratégias pedagógicas serão realizadas, em todos os módulos, considerando as três faixas etárias da pré-escola e estarão à luz dos campos de experiência.

 

 


ExpoEduc 2022 - O MAIOR CONGRESSO EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE

"Uma Nova Escola para um Novo Tempo", esse será o tema da ExpoEduc em 2022. Em que, após serem impactadas pela COVID 19, as escolas não serão mais as mesmas, reinventar, recriar, reorganizar e inovar não foram tarefas fácies, e se tornaram elementos fundamentais para a sobrevivência das instituições. 

 

 

 


 

EVENTOS ENCERRADOS

 


 Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI)

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) é um programa de pós-graduação stricto sensu, com oferta de 206 vagas em Universidades públicas nos seguintes estados: São Paulo, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Roraima e Santa Catarina.

  


 Os Desafios da Família na Educação dos Filhos

O RioMar Recife apresenta a palestra “Os desafios da família na educação dos filhos”, com o educador e psicólogo clínico Rossandro Klinjey. A palestra é voltada para pais, educadores e interessados no tema e abordará questões envolvendo a família e a educação dos filhos.

 

  


 CURSO GRATUITO COM TUTOR PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 O curso tem como objetivo desenvolver no professor a capacidade de planejar e aplicar aulas mais significativas, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apoiadas em Metodologias Ativas e Ferramentas Tecnológicas de Educação, que colocam o aluno como protagonista de seu aprendizado e não mais apenas como receptor de informações por parte do educador.

 

 


III Seminário de Educação Infantil

A infância é um momento mágico do desenvolvimento humano, pois é nesse estágio em que estamos mais abertos para as aprendizagens.

E pensando em todas as melhores e mais encantadoras possibilidades que a escola da infância nos apresenta, o Instituto Casagrande convidou palestrantes, pesquisadores, músicos, artistas, professores e educadores que estão transformando a Educação Infantil no Brasil, para estarem conosco no III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

  


 II Seminário de História e Educação: os desafios da docência na atualidade

O Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER e Associação de Pós-graduandos em História da Universidade de Passo Fundo - APGH tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para participar do II Seminário de História e Educação: os desafios da docência na atualidade, que será realizado entre os dias 05 e 07 de abril de 2022, de formato online.

 

 

 


II SILICTI - Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão

Com o tema: Desafios da Educação nas adaptações ao "novo normal", o II Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão - SILICTI apresenta a necessidade de refletir sobre questões peculiares ao cotidiano escolar nos níveis ou modalidades diversos de ensino no que se refere ao campo das diferentes linguagens que se transformam ou se consolidam ao longo do tempo, conhecer e valorizar as variadas culturas existentes nos âmbitos nacional e internacional, permitir que estudantes, professores e sociedade em geral reconheçam a importância das tecnologias que a todo instante marcam seu espaço dentro e fora da escola e discutir questões relacionadas às políticas e práticas de  inclusão justificam o surgimento do II Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão.

 

 


VIII EPEM - Encontro Pernambucano de Educação Matemática

O EPEM se constitui como uma das ações da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Pernambuco SBEM-PE, no qual em cada edição, propõe parcerias com instituições educacionais para realização do mesmo. Nesta edição, o VIII EPEM será promovido e realizado conjuntamente com o Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CAA), com o curso de Matemática/CAA e com o curso de Pedagogia/CAA.

 

 


XIX Semana de Educação, II Congresso Internacional de Educação, II Encontro de Egressos do Programa de Pós-graduação em Educação

Objetivo: Geral: Refletir e propor diálogos a respeito dos novos e antigos desafios para a formação e a práxis docente nos níveis de graduação, pós-graduação e formação continuada, considerando o fenômeno educativo em contextos nacionais e internacionais a partir da perspectiva de justiça social. Apoiar a reforma física dos laboratórios de tecnologia e ensino, salas 641 e 640, realizando a compra de equipamentos de informática, recursos multi meios, softwares que sejam necessários para promover a demanda do Departamento de atualização dos recursos de ensino. 

 


 IX ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGED/UFPI

O Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, na sua trajetória de formar pesquisadores, realiza, desde 2000, Encontro bianual de pesquisa, consolidado como importante espaço de socialização da produção científica nesta área, tanto do Estado do Piauí quanto de outros Estados circunvizinhos. Nesta linha de ação, realizará, nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2022, o IX Encontro de Pesquisa em Educação que objetiva proporcionar discussões e reflexões acerca da seguinte temática: Educação, Ensino e Pesquisa em tempos de pandemia: realidades e possibilidades. Também será realizado no mesmo período o III Encontro Internacional em Educação.

 

  


VII Encontro Nacional de Ensino de Ciências, da Saúde e do Ambiente


Em tempos de "novo normal", de “pós-pandemia” e de retomada das atividades presenciais, o VII ENECiências vem questionar a normalização e o agravamento da precarização das condições de trabalho dos profissionais da educação, saúde e meio ambiente. Estas se refletem objetivamente na materialidade da vida afetando a saúde mental e física dos envolvidos, reconfigurando as relações com/no ambiente e abrindo novas frentes de pesquisas e debates na área de Ensino. O evento será sediado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e será totalmente remoto.