Consulta Pública do Currículo Referência da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
O Currículo Referência do Ipojuca apresentada nessa consulta é apenas uma proposta inicial, a ser discutida amplamente com a sociedade e os profissionais da Educação, dando continuidade as ações decorrentes dos anos 2018/2019. Essa foi desenvolvida por uma equipe de educadores, que se basearam em estudos de diversos currículos vigentes e nas contribuições advindas das formações continuadas promovidas pela Secretaria de Educação do Ipojuca, em consonância com o documento normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco, para elaborar uma proposta curricular que busque a qualidade e equidade na Educação do município.
Essa versão será aprimorada a partir das suas contribuições na Consulta Pública, a fim de continuar proporcionando a construção coletiva de um Currículo que expresse o desejo da sociedade ipojucana.
A consulta pública será realizada em duas etapas distintas e complementares: na primeira etapa serão analisados os TEXTOS INTRODUTÓRIOS e, em seguida, será disponibilizado o ORGANIZADOR CURRICULAR por etapas e áreas de conhecimento.
Participe, sua contribuição faz à diferença!
Está aberta a 1ª ETAPA da Consulta Pública da Versão Preliminar do Currículo Referência da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Ipojuca/PE, disponível do dia 12/05/2020 a 31/05/2020 por meio dos links que seguem: |
I. TEXTO INTRODUTÓRIO DO DOCUMENTO CURRÍCULO REFERÊNCIA
1.1 Percurso de Construção e Marcos Legais do Documento
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/8e3603a6-d893-4418-b490-1c9ecaec8d68.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
![](/images/8e3603a6-d893-4418-b490-1c9ecaec8d68.PNG)
1.2 O Currículo e a Educação Integral
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
1.3 Princípios Norteadores do Documento
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
1.4 A Perspectiva de uma Educação Inclusiva
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
1.5 Processos de Ensino e Aprendizagem
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
1.6 Avaliação da Aprendizagem
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
1.7 A Alfabetização, o Letramento e os (Multi)Letramentos em todas as áreas do Conhecimento
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
1.8 Competências e Habilidades
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
1.9 Critérios Orientadores
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
1.10 Temas Contemporâneos Transversais e Integradores
![](/images/3f6b9373-7f74-499b-82cc-34496e43b5ee.PNG)
![](/images/7b9c8dfd-df9f-42b8-8000-9af1cd1038ac.PNG)
II. TEXTO INTRODUTÓRIO DAS MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
1.11 Modalidades da Educação Básica na Perspectiva Inclusiva
1.11.1 Educação Especial
![](/images/1d3ec693-a547-4d6c-9c16-5bda51b94926.PNG)
![](/images/0963c1fa-8bc6-43b2-9c62-1b60e6dafe1d.PNG)
1.11.2 Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA)
![](/images/1d3ec693-a547-4d6c-9c16-5bda51b94926.PNG)
![](/images/0963c1fa-8bc6-43b2-9c62-1b60e6dafe1d.PNG)
1.11.3 Educação do Campo
![](/images/1d3ec693-a547-4d6c-9c16-5bda51b94926.PNG)
![](/images/0963c1fa-8bc6-43b2-9c62-1b60e6dafe1d.PNG)
III. TEXTO INTRODUTÓRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
2. Educação Infantil
![](/images/f1cbff43-a626-43ef-ae93-7359d084ff94.PNG)
IV. TEXTO INTRODUTÓRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
2. Área de Conhecimento: Linguagens
![](/images/d56ac62a-d51f-4c36-a9c7-c40e8778994f.PNG)
![](/images/8d353a07-917f-4e06-9ce3-28e66188ae67.PNG)
2.2 Componente Específico: Língua Portuguesa
![](/images/e0c84fed-9b10-4505-bd6d-f3f10c969f02.PNG)
![](/images/ee521bc0-4deb-4027-b620-992117c3b94d.PNG)
2.3 Componente Específico: Educação Física
![](/images/6ad1712a-3de9-4da6-863d-7fd8ac543d0a.PNG)
![](/images/404380c7-4931-4f76-b384-a447e88dea76.PNG)
2.4 Componente Específico: Língua Inglesa
![](/images/2aa13c54-920b-4faa-96ca-0763f8b6d674.PNG)
![](/images/512803d1-3b55-40c1-8df0-a12828a335ff.PNG)
2.5 Componente Específico: Arte
![](/images/16d5f01c-7962-453d-a033-7bdb9a9dfb33.PNG)
![](/images/16b64264-f570-4121-8bae-36fd1e492f22.PNG)
3. Área de Conhecimento e Componente Específico: Matemática
![](/images/1629bbe5-27b9-4a0c-aaf0-eceea6777fcb.PNG)
![](/images/08e93dc8-aad8-45b1-8baa-d89bdf5818c2.PNG)
4. Área de Conhecimento e Componente Específico: Ciências
![](/images/b4cb6e49-22f0-4ee2-92d4-a11bf4282249.PNG)
![](/images/9abed6cf-17b4-453c-874b-2302b83065e0.PNG)
5. Área de Conhecimento: Ciências Humanas
![](/images/d56ac62a-d51f-4c36-a9c7-c40e8778994f.PNG)
![](/images/8d353a07-917f-4e06-9ce3-28e66188ae67.PNG)
5.2 Componente Específico: Geografia
![](/images/56c8fbd9-bc6f-4823-858f-acda5042b8ec.PNG)
![](/images/d115c29f-2715-49d6-8fe3-68cad30d7d66.PNG)
5.3 Componente Específico: História
![](/images/5fc343dc-a041-42cc-8979-d3c38ab0b995.PNG)
![](/images/c560c1c4-34aa-4332-ac66-76f750d84fee.PNG)
6. Área de Conhecimento e Componente Específico: Ensino Religioso
![](/images/d2780da4-b88d-4337-aeba-fb6d7aa6de2a.PNG)
![](/images/e4cfaf89-6f02-40ba-b88c-5cde596a2606.PNG)