EDITAL Nº 04 DE 01 DE MARÇO DE 2024

 III FESTIVAL LITERÁRIO DO IPOJUCA - FLIPOJUCA

TEMA: Afro Raízes: Vamos celebrar o orgulho negro!

 

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                1. APRESENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, apresenta o III Festival Literário do Ipojuca – Flipojuca que visa incentivar o letramento literário dos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e das modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial, ampliando as perspectivas de um futuro melhor para os estudantes ipojucanos da rede municipal a partir do contato destes com o texto literário visto como artefato criativo impulsionador do desenvolvimento de aspectos cognitivos, educativos, afetivos, sociais, críticos e estéticos.

Por meio do III Flipojuca, a rede municipal empenha-se em criar condições favoráveis à implementação do Currículo Referência do Ipojuca por meio de práticas significativas de fruição literária (rodas de leitura, contação de histórias, tertúlias, oficinas de produção escrita, leituras dramatizadas, apresentações teatrais, convivências em praças literárias e bibliotecas etc.), compreendendo a Educação Literária enquanto necessidade vital do desenvolvimento humano e direito de aprendizagem de todos os estudantes.

 

1.1 Tema

O III Flipojuca traz o tema "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!". Ao longo das vivências do Festival, espera-se que as unidades de ensino envolvidas na ação oportunizem práticas didático-pedagógicas que:

 

  • revisitem a história da África, dos povos africanos e da luta negra no nosso país, reconhecendo, principalmente, a importância do povo negro para a formação de Ipojuca;
  • reconheçam e valorizem as várias contribuições em todas as áreas do conhecimento humano — especialmente na literatura e para além do futebol e da música — de africanos e afro-brasileiros para o Brasil e o mundo;
  • explorem textos literários africanos e afro-brasileiros que transmitam valores, crenças e saberes do povo negro;
  • reflitam sobre o significado de produções culturais, tais como capoeira, danças e outros movimentos corporais e intelectuais criados por negros;
  • abordem as mitologias e religiões de matriz africana com respeito;
  • promovam  o contato dos estudantes com imagens de pessoas negras com diferentes estéticas e em diferentes lugares sociais (não somente as de negros no tempo da escravização);
  • valorizem o corpo e a estética negra (características físicas e culturais dos negros como o cabelo crespo, os penteados etc.);
  • evidenciem a cultura negra local e as lideranças comunitárias e/ou culturais negras dos territórios ipojucanos;
  • apresentem vozes negras em posição de protagonismo;
  • debatam o racismo como um problema social a ser discutido e combatido por todos, entre outras abordagens que visem à construção de imagens positivas do povo negro e à eliminação de estigmas.

 

1.2 O III Flipojuca e a efetivação do Currículo Referência do Ipojuca e da Lei nº 10.639/2003

            O III Flipojuca busca garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes previstos no Currículo Referência do Ipojuca, especialmente, nesta 3ª edição do Festival, no tocante ao direito de aprender a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, temática que há pouco mais de duas décadas tornou-se obrigatória mediante a publicação da Lei nº 10.639.

No Currículo, estão organizados numerosos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que poderão guiar as práticas educativas da Educação Infantil, principalmente, nos campos de experiência Eu, o outro e o nós e Escuta, fala, pensamento e imaginação. Do mesmo modo, estão elencadas no Organizador Curricular de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, sobretudo no campo artístico-literário, inúmeras habilidades que poderão dar suporte ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas turmas de anos iniciais e finais.

Muito embora os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e as habilidades, em sua maioria, não tratem especificamente do trabalho com as relações étnico-raciais, cabe aos envolvidos nas ações do Festival (professores, coordenadores, técnicos educacionais e equipes técnicas da SEDUC) realizar curadoria de recursos didático-pedagógicos com referências positivas da cultura africana e afro-brasileira (livros, canções, vídeos, jogos, brinquedos etc.) para viabilizarem o trabalho com o tema de modo transversal e integrador. Vale salientar que, no ensino fundamental, o tema elencado possui forte potencial para o trabalho inter e transdisciplinar com os componentes curriculares.

Sendo assim, cada unidade de ensino, ao longo das etapas do Festival, deve planejar e desenvolver práticas educativas à luz das concepções do Currículo, valorizando processos colaborativos e reflexivos que envolvam professores, demais profissionais da unidade de ensino e familiares em favor de que os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento/objetos de conhecimento sejam alcançados por todos os estudantes.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral:

Promover o III Festival Literário do Ipojuca – Flipojuca nas unidades de ensino da rede municipal.

2.2 Objetivos específicos:

  • Fomentar o letramento literário;
  • Estimular o hábito de leitura;
  • Incentivar a leitura de textos de diferentes gêneros literários;
  • Incentivar a produção textual de diferentes gêneros literários;
  • Incentivar o uso da linguagem oral, principalmente, com finalidades artísticas;
  • Desenvolver a criatividade e o senso crítico e estético;
  • Favorecer a expressão de sentimentos;
  • Valorizar e fruir as expressões artísticas, sobretudo as literárias;
  • Ampliar o repertório cultural.

 

3 ETAPAS DO FESTIVAL

3.1 O III Flipojuca será desenvolvido em quatro etapas: práticas em sala de aula; Sarau Literário; Festival e publicação de livro (em formato impresso e e-book).

3.2 Etapa 1 - Das práticas em sala de aula: serão vivenciadas diversas atividades, à escolha do professor, com foco na fruição do texto literário — roda de leitura, leitura individual e compartilhada, oficina de produção textual, jogral, recital, reconto, dramatização, contação de histórias, brincadeiras de roda, apresentação teatral, apresentação musical, tertúlia, etc. — e a produção textual de um gênero específico para cada etapa/ano/modalidade com o tema "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!"quedeverá trazer elementos da temática proposta de forma criativa e estética.

3.2.1 As práticas em sala de aula deverão contemplar a produção de um gênero textual específico a cada etapa/ano/modalidade, conforme se apresenta na tabela a seguir:

ESTUDANTES

ETAPA/ANO/MODALIDADE

CATEGORIA

Educação Infantil

Reconto (ilustrado com colagem)

1º e 2º anos

Reconto (ilustrado com colagem)

3º anos

Quadrinha

4º e 5º anos

Poema

6º e 7º anos

Conto

8º e 9º anos

Crônica

EJA I e II

Poema

EJA III e IV

Memórias literárias

PROFESSORES

De todas as etapas, anos e modalidades

Relato de prática

 

3.2.2 O processo de produção dos gêneros textuais ocorrerá por meio de escrita colaborativa (texto coletivo da turma, tendo o professor como escriba) ou individual, em conformidade ao que se apresenta na tabela a seguir:

 

PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS GÊNEROS

ESCRITA COLABORATIVA

(texto coletivo tendo o professor como escriba)

ESCRITA INDIVIDUAL

Reconto (ilustrado com colagem) - Educação Infantil

Reconto (ilustrado com colagem) - 1º e 2º anos

Poema - EJA I e II

 

Quadrinha - 3º anos

Poema - 4º e 5º anos

Conto - 6º e 7º anos

Crônica - 8º e 9º anos

Memórias literárias - EJA III e IV

Relato de prática - professores

3.2.3 Os gêneros textuais a serem produzidos colaborativamente (texto coletivo da turma) terão por escriba o próprio professor da turma.

3.2.4 Nos contextos de produção colaborativa, o professor deverá empenhar-se em envolver todos os estudantes da turma.

3.2.5 Para a produção do reconto, os professores deverão eleger uma obra literária africana ou afro-brasileira para trabalhar com suas turmas.

3.2.5.1 O reconto a ser produzido poderá manter os elementos e partes essenciais da obra original ou apresentar mudanças de modo criativo (por exemplo: alterando espaços, personagens, acontecimentos; apresentando um novo desfecho etc.).

3.2.5.2 Após a produção colaborativa do gênero reconto, o professor solicitará aos estudantes envolvidos que façam uma colagem relacionada à temática do reconto, utilizando materiais diversos — diferentes tipos de papéis, pedaços de tecidos, algodão, palitos, lantejoulas, glitter, sementes, grãos, serragem, folhas secas, recortes de revistas, fotografias etc. — para a ilustração do texto coletivo em papel sulfite A3, A4 ou cartolina.

3.2.5.3 Sugerimos que a colagem, nas turmas da Educação Infantil, ocorra coletivamente ou em grupos de 4 (quatro) ou mais crianças.

3.2.5.4 Sugerimos que a colagem, nas turmas dos 1º e 2º anos, ocorra em duplas ou individualmente e que os estudantes possam inserir na arte pequenas legendas escritas em próprio punho.

3.2.5.5 Para a produção das colagens, o professor deverá distribuir para os estudantes folhas de papel sulfite A4, papel sulfite A3, A4 ou cartolina totalmente em branco, isto é, sem cabeçalhos, timbres, carimbos ou textos de qualquer natureza.

3.2.5.6 Na colagem, todo o limite da folha deve ser usado.

3.2.6 Nos contextos de produção textual individual, o professor deverá empenhar-se em garantir que cada um dos estudantes produza seu texto.

3.2.7 Os professores dos 6º e 7º anos possuem autonomia para eleger o tipo de conto (maravilhoso, de terror, de mistério, de humor, de aventura etc.) a ser trabalhado com suas turmas.

3.2.8 Os professores produzirão, caso desejem, relatos de prática para socialização das experiências com suas turmas quanto à execução e resultados obtidos com as atividades do III Flipojuca: pontos positivos e/ou negativos, superação das dificuldades, pontos de atenção, práticas exitosas, impressões etc.

3.2.9 Cada professor participante do Festival possui livre arbítrio para produzir ou não um relato de prática.

3.2.10 Da indicação de tamanho/extensão das produções textuais:

CATEGORIA

TAMANHO/EXTENSÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Reconto - Educação Infantil

No mínimo 10 linhas e no máximo 20 linhas.

Reconto - 1º e 2º anos

No mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas.

Quadrinha - 3º ano

Exatamente 4 linhas/versos.

Poema  - 4º e 5º anos

 

No mínimo 4 linhas/versos e no máximo 20 linhas/versos.

Conto - 6º e 7º anos

No mínimo 20 linhas e no máximo 50 linhas.

Crônica - 8º e 9º anos

No mínimo 25 linhas e no máximo 50 linhas.

Poema - EJA I e II

No mínimo 4 linhas/versos e no máximo 30 linhas/versos.

Memórias literárias - EJA III e IV

No mínimo 20 linhas e no máximo 50 linhas.

Relato de prática - Professores

No mínimo 3.000 caracteres com espaços e no máximo 10.000 caracteres com espaços.

 

3.2.11 As produções textuais dos estudantes e dos professores serão apresentadas no Sarau Literário (item 3.4), em cada uma das unidades de ensino.

3.2.12Finalizadas as produções textuais, a equipe gestora de cada unidade de ensino será responsável por criar e coordenar uma Comissão Julgadora Escolar encarregada de selecionar o texto que representará a unidade de ensino em cada uma das categorias em que participar.

3.2.13 A Comissão Julgadora Escolar deverá ser composta por no mínimo 3 (três) avaliadores, os quais podem ser professores e outros profissionais da unidade de ensino e de outras unidades, representantes de pais de estudantes e representantes da comunidade[1].

 

3.2.14 Os professores da própria unidade de ensino não poderão ser avaliadores nas categorias em que concorrerem.

3.2.15 É preferível que os avaliadores sejam reconhecidos pelo domínio da língua portuguesa.

3.2.16 Todos os membros da Comissão Julgadora Escolar deverão respeitar os critérios descritos no Anexo I no decorrer das atividades de avaliação e seleção dos textos.

3.2.17 A Comissão Julgadora Escolar deverá selecionar 1 (um) texto de cada categoria para representar a unidade de ensino[2].

3.2.18 Em se tratando da categoria Reconto, a Comissão Julgadora Escolar deverá escolher, para ilustrar a produção coletiva selecionada para representar a unidade de ensino, 1 (uma) colagem da respectiva turma.

3.2.19 Ao final do processo de seleção, o gestor da unidade de ensino deverá enviar, por meio do preenchimento do formulário online III FLIPOJUCA: INSCRIÇÕES, as produções que representarão a unidade de ensino e fornecer outras informações, dentro do prazo estabelecido na seção 4.

3.2.20 Os textos selecionados deverão ser enviados no formulário online de acordo com a folha padrão de cada gênero, conforme os Anexos II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X em formato Word ou docx.

3.2.21 As colagens da categoria reconto deverão ser escaneadas/digitalizadas e enviadas em formatos PDF, PNG ou JPG (JPEG), constando apenas a própria arte do(s) estudante(s).

3.2.22 O professor de cada turma será responsável por fornecer as informações necessárias à equipe gestora para o preenchimento da folha padrão, escaneamento/digitalização dos desenhos e/ou pinturas e digitação das produções textuais escritas.

3.2.23 As produções textuais escritas devem ser digitadas no espaço "PRODUÇÃO TEXTUAL" da folha padrão[3] em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

3.2.24 As produções textuais e colagens selecionadas pela Comissão Julgadora Escolar deverão permanecer sob os cuidados da equipe gestora até que sejam finalizadas as etapas de publicação do livro para eventuais necessidades de reenvio dos materiais.

3.3 Finalizado o prazo de envio das produções textuais, as equipes da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino serão responsáveis por criar e coordenar uma Comissão Julgadora Municipal encarregada de selecionar os textos que serão publicados no livro "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!", de acordo com os critérios estabelecidos no Anexo I.

3.3.1 A Comissão Julgadora Municipal deverá ser composta por no mínimo 9 (nove) avaliadores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação, com reconhecido domínio da língua portuguesa.

3.3.2 Todos os membros da Comissão Julgadora Municipal deverão respeitar os critérios descritos no Anexo I no decorrer das atividades de avaliação e seleção dos textos.

3.3.3 A decisão da Comissão Julgadora Municipal terá caráter irrevogável.

3.4 Etapa 2 - Do Sarau Literário: será realizado um evento literário festivo em cada unidade de ensino participante do Festival para a apresentação das produções textuais de cada turma e dos relatos de prática e para a vivência de diversas atividades voltadas para a fruição do texto literário: roda de leitura, jogral, recital, reconto, dramatização, contação de histórias, apresentação teatral, apresentação musical etc.

3.4.1 A equipe gestora e os professores de cada unidade de ensino possuem total autonomia para juntos definirem a programação do Sarau Literário.

3.4.2 A realização do Sarau Literário, em cada unidade de ensino, deverá ocorrer em uma das datas estabelecidas na tabela da seção 4.

3.4.2.1 As unidades de ensino terão até o dia 10 de maio para comunicar a data de realização do Sarau em sua unidade através do preenchimento do formulário online SARAU LITERÁRIO: CULMINÂNCIA.

3.4.3 A equipe gestora e os professores de cada unidade de ensino deverão eleger, em comum acordo, uma das apresentações do Sarau Literário para representar a unidade de ensino no dia do Festival.

3.4.3.1 As unidades de ensino terão até o dia 14 de junho para indicar a apresentação que representará a unidade no dia do Festival através do preenchimento do formulário online FESTIVAL: APRESENTAÇÃO CULTURAL.

3.5 Etapa 3 - Do Festival: será realizado um evento literário festivo com representações de toda a rede municipal de ensino para a divulgação das produções textuais selecionadas para compor o livro "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!" e para a vivência de diversas atividades voltadas para a fruição do texto literário: roda de leitura, jogral, recital, reconto, dramatização, contação de histórias, apresentação teatral, apresentação musical etc.

3.5.1 O Festival ocorrerá de modo concomitante à Feira do Livro do Litoral Sul.

3.6 Etapa 4 - Da publicação do livro: será publicado o livro "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!" composto pelas produções textuais selecionadas pela Comissão Julgadora Municipal, observando-se que a seleção de textos contemple todas as categorias previstas no item 3.2.1 e de acordo com os critérios avaliativos estabelecidos no Anexo I.  

3.6.1 O lançamento do livro ocorrerá ao longo da programação do Festival do Livro do Litoral Sul[4].

3.7 Nas etapas das práticas em sala de aula, do Sarau Literário e do Festival, estão previstas ações coordenadas pela Gerência de Arte e Cultura para levar às unidades de ensino e para o Festival interações, apresentações teatrais e vivências do projeto Praça Literária[5].

 

4 CRONOGRAMA

ETAPA

DATA

Divulgação do edital do III Flipojuca

01/03

Práticas em sala de aula

01/03 a 14/06

Repasse da data escolhida para o Sarau Literário

até o dia 10/05

Sarau Literário

(A depender da data escolhida)

27/05

28/05

29/05

06/06

07/06

Repasse da apresentação cultural escolhida para representar a unidade do dia do Festival

até 14/06

Seleção das produções textuais pela Comissão Julgadora Escolar

até 14/06

Envio das produções textuais para a Comissão Julgadora Municipal

até 14/06

Seleção das produções textuais pela Comissão Julgadora Municipal

25 a 27/06

Divulgação dos resultados da seleção municipal de produções textuais

05/07

Festival e lançamento do livro

Em agosto.[6]

 

5 PREMIAÇÃO

5.1 Todos os estudantes cujas produções textuais sejam selecionadas pela Comissão Julgadora Municipal para compor o livro receberão medalha de participação e um exemplar do livro "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!".

5.2 Todos os professores cujos estudantes tenham sido selecionados para publicar seus textos receberão um exemplar do livro "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!".

5.3 Todos os professores cujos relatos de prática sejam selecionados pela Comissão Julgadora Municipal para compor o livro receberão brindes e um exemplar do livro "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!".

5.4 Todas as unidades de ensino cujos estudantes e/ou professores tenham sido selecionados para publicar seus textos receberão placas de participação.

 

6 AVALIAÇÃO

Ao longo de todas as etapas do III Flipojuca e após o encerramento destas, todas as equipes da Secretaria de Educação e das unidades de ensino diretamente envolvidas com a elaboração e execução das ações do Festival deverão dialogar sobre o desenvolvimento das atividades planejadas para: assegurarem-se de que os objetivos previstos neste edital estão sendo alcançados; ajustarem metodologias e cronogramas; garantirem o cumprimento dos prazos; evitarem contratempos e identificarem pontos a serem aprimorados nesta e nas próximas edições do Festival.

 

7  CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 Cada estudante poderá participar da seleção apenas uma vez e somente em uma categoria como autor de texto, de acordo com a etapa/fase/modalidade em que estiver matriculado.

7.2 Cada professor poderá participar da seleção em todas as unidades de ensino em que ministra aulas, inclusive, produzindo relatos de experiência distintos para cada uma das turmas em que tenha vivenciado as atividades do Festival se assim desejar.

7.3 A autoria dos trabalhos dos estudantes deverá ser sempre única e exclusiva destes, estando restrita a participação do professor, no que diz respeito especificamente à produção textual colaborativa de acordo com o estabelecido em 3.2.2, à atuação como escriba. Quanto aos demais gêneros a serem produzidos individualmente por cada um dos estudantes, a participação do professor limitar-se-á a mediar, orientar as atividades e encaminhar as produções para a equipe gestora.

7.4 Os trabalhos enviados após o prazo indicado serão automaticamente excluídos.

7.5 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento do Ensino da Secretaria de Educação do Ipojuca. 

 

Ipojuca, 01 de março de 2024.

 

 

FRANCISCO JOSÉ AMORIM DE BRITO

               Secretário Municipal de Educação                     

 

CHANCELA:

 

 

       KARLA CRÍSTIAN DA SILVA

Diretora de Desenvolvimento do Ensino – DDE

 

 

 

 

ANEXO I – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS

 

1. Dos critérios de seleção

1.1 Reconto (Educação Infantil; 1º e 2º anos)

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!"

1,0

  • O reconto se reporta, de forma singular, a aspectos relacionados à identidade negra e ao orgulho afrodescendente?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

  • O reconto reconstrói uma obra literária africana ou afro-brasileira já existente?
  • O reconto mantém as partes mais essenciais da obra original?
  • O reconto apresenta mudanças da obra original de modo criativo?
  • O reconto está estruturado como uma narrativa e usa recursos de linguagem que lhe conferem características literárias?

 

2,5

Adequação linguística

  • O enredo do texto (introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho) foi apresentado de maneira clara?
  • Os recursos linguísticos selecionados (uso especial de palavras, emprego da pontuação, modos de referência) contribuem para criar o "clima de encantamento"?

Marcas de autoria

2,0

  • A narrativa está organizada para encantar, prender a atenção do leitor?
  • A narrativa está organizada de modo a surpreender o leitor por meio de interferências surpreendentes da obra original?
  • O título do reconto motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

  • O reconto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação etc.)?

 

1.1.1 As colagens para o reconto não serão tomadas como objeto de seleção. Entretanto, sugere-se que nessa atividade o professor possa orientar os estudantes para se expressarem dentro do tema da seleção e tendo em mente o texto criado pela turma, orientando-os quanto aos cuidados com a apresentação visual, criatividade, organização espacial e acabamento da produção.

1.1.2 As colagens para o reconto deverão ser produzidas livremente no espaço disponível de folha de papel sulfite A4, papel sulfite A3, A4 ou cartolina, utilizando como materiais: diferentes tipos de papéis, pedaços de tecidos, algodão, palitos, lantejoulas, glitter, sementes, grãos, serragem, folhas secas, recortes de revistas, fotografias etc.

1.1.3 A Comissão Julgadora Municipal poderá solicitar outra colagem caso se observe que não há relação entre o reconto e a colagem enviados.

 

1.2 Quadrinha (3º ano)

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!"

1,0

  • A quadrinha se reporta, de forma singular,  a aspectos relacionados à identidade negra e ao orgulho afrodescendente?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

  • A quadrinha "brinca" com palavras, diverte e encanta o leitor?
  • O conteúdo e a linguagem poética utilizada pelo autor constroem uma unidade de sentido?

2,5

Adequação linguística

  • O texto apresenta e usa adequadamente recursos poéticos, como:

○        Organização em estrofe de quatro versos?

○        Efeitos sonoros: o ritmo está bem marcado? O 2º e o 4º versos rimam?

Marcas de autoria

2,0

  • O texto expressa um olhar peculiar e lúdico sobre o mar e a realidade local para sensibilizar, provocar, inquietar, fazer pensar, brincar com o leitor?
  • O título da quadrinha motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

  • A quadrinha segue as convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação etc.)?
  • A quadrinha rompe as convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos no texto e da poeticidade?

 

1.3 Poema (4º e 5º anos; EJA I e II)

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!"

1,0

  • O poema se reporta, de forma singular, a aspectos relacionados à identidade negra e ao orgulho afrodescendente?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

  • O poema apresenta um acontecimento, ou uma pessoa, ou um problema, ou uma paisagem, ou um modo de vida, ou uma peculiaridade local?
  • O texto fornece elementos para que o leitor identifique sensações, sentimentos, ideias e experiências?
  • O conteúdo e a linguagem poética utilizada pelo autor constroem uma unidade de sentido?

2,5

Adequação linguística

  • O texto apresenta e usa adequadamente recursos poéticos, como:

○        Organização em versos e estrofes?

○        Efeitos sonoros: ritmo marcado (regular ou irregular) e rimas (regulares ou ocasionais)?

○        Repetição de sons, letras, palavras ou expressões?

○        Repetição da mesma construção (paralelismo sintático)?

○        Empregos de figuras de linguagem (comparação, metáfora, personificação etc.) que promovem efeito poético?

  • Outros recursos utilizados (posição de palavras, pontuação, organização do espaço etc.) produzem efeitos estéticos apropriados?

Marcas de autoria

2,0

  • O texto expressa um olhar peculiar sobre a identidade negra para sensibilizar, provocar, inquietar, fazer pensar, seduzir o leitor?
  • O(s) autor(es) expressa(m) um olhar particular sobre algo que lhe chama a atenção?
  • O texto considera diferentes leitores?
  • O título do poema motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

  • O poema segue as convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação etc.)?
  • O poema rompe as convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos no texto e da poeticidade?

 

1.4 Conto (6º e 7º anos)

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!"

1,0

  • O texto se reporta, de forma singular, a aspectos relacionados à identidade negra e ao orgulho afrodescendente?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

  • O enredo está organizado em momentos específicos: situação inicial, conflito, clímax e desfecho?
  • A trama desenvolvida entretém o leitor ou lhe transmite um ensinamento?
  • Há uma atmosfera de criação/ imaginação, permeando a narrativa?
  • As personagens do conto estão bem definidas?
  • O tempo e o espaço estão indicados no texto?
  • O encadeamento dos acontecimentos contribuem para construir o tipo de conto escolhido (maravilhoso, de terror, de mistério, de humor, de aventura etc.)?
  • O texto está estruturado como uma narrativa e usa recursos de linguagem que lhe conferem características literárias?

2,5

Adequação linguística

  • O narrador é do tipo narrador-personagem ou narrador-observador?
  • As vozes das personagens e do narrador estão adequadamente indicadas no texto?
  • O texto está articulado de modo progressivo e articulado? Tem unidade e encadeamento?
  • O uso dos tempos verbais e dos indicadores de espaço situa adequadamente o leitor em relação aos tempos e espaços retratados?
  • Os recursos linguísticos selecionados (figuras de linguagem, referências a imagens e sensações etc.) reforçam o tom ficcional e a construção do estilo literário do texto?

Marcas de autoria

2,0

  • O autor criou um fato de modo próprio e original para instaurar o conflito na narrativa?
  • Ao escrever o texto, o autor considerou diferentes leitores?
  • O título do conto motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

  • O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?
  • O texto rompe convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos ou da literariedade no texto?

 

1.5 Crônica (8º e 9º anos)

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!"

1,0

  • A crônica se reporta, de forma singular, a aspectos relacionados à identidade negra e ao orgulho afrodescendente?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

  • O texto aborda aspectos da realidade local associados à identidade negra e ao orgulho afrodescendente?
  • Traz algum detalhe do cotidiano a partir de uma perspectiva pessoal e/ou inusitada do autor?
  • O fato narrado foi descrito de modo interessante para o leitor a que se dirige?
  • A forma de dizer do autor é constituída como a de alguém que comenta algo que lhe chamou a atenção ou o fez pensar?
  • As ideias e conteúdos apresentados contribuem para construir o tipo de crônica escolhida (política, cultural, esportiva, poética…)?

2,5

Adequação linguística

  • A situação que gerou o texto foi narrada de maneira clara e de modo a envolver o leitor?
  • Os recursos linguísticos selecionados (vocabulário, figuras de linguagem etc.) contribuem para a construção do tom visado (irônico, divertido, lírico, crítico etc.)?
  • O texto é coeso? Os articuladores textuais são apropriados ao tipo de crônica e são usados adequadamente?

Marcas de autoria

2,0

  • O autor se posiciona como alguém que quer surpreender o público para o qual escreve, com um olhar próprio e peculiar sobre algo cotidiano e conhecido?
  • As ideias e conteúdos apresentados estão organizados para seduzir, fazer refletir, mobilizar, criar cumplicidade com o leitor?
  • Ao escrever o texto, o autor considerou diferentes leitores?
  • O título da crônica motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

  • O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação), levando em conta o leitor construído no texto?
  • O texto rompe convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos no texto?

 

1.6 Memórias literárias (EJA III e IV)

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Tema "Afro Raízes: vamos celebrar o orgulho negro!"

1,0

  • O texto se reporta, de forma singular, a aspectos relacionados à identidade negra e ao orgulho afrodescendente?

Adequação ao gênero

3,0

Adequação discursiva

  • O texto aborda aspectos da cultura ou da história local (um acontecimento, um lugar, um costume etc.) que tenham relação com a identidade negra e com o orgulho afrodescendente?
  • É possível perceber que o autor recuperou lembranças de outros tempos relacionadas à identidade negra e ao lugar onde vive e trouxe sua voz para o texto?
  • O texto resgata aspectos da localidade pela perspectiva de um antigo morador?
  • O texto deixa transparecer sentimentos, impressões e apreciações para provocar sensações, envolver o leitor e transportá-lo para a época da vivência narrada?
  • O texto está estruturado como uma narrativa e usa recursos de linguagem que lhe conferem características literárias?
  • As referências a objetos, lugares, modos de vida, costumes, palavras e expressões que já não existem ou que se transformaram reconstroem experiências pessoais vividas?

2,5

Adequação linguística

  • As memórias são narradas em 1ª pessoa?
  • No caso de o autor recorrer à narrativa em 3ª pessoa, as marcações estão adequadamente indicadas no texto?
  • O texto está articulado de modo progressivo e articulado? Tem unidade e encadeamento?
  • O uso dos tempos verbais e dos indicadores de espaço situa adequadamente o leitor em relação aos tempos e espaços retratados?
  • Os recursos linguísticos selecionados (expressões de outras épocas, figuras de linguagem, referências a imagens e sensações etc.) contribuem para integrar o real e o ficcional na construção do estilo literário do texto?

Marcas de autoria

2,0

  • O autor elaborou de modo próprio e original suas lembranças?
  • O autor retrata a história de uma época remota a partir do seu olhar e de suas vivências?
  • Ao escrever o texto, o autor considerou diferentes leitores?
  • O título das memórias literárias motiva a leitura?

Convenções da escrita

1,5

  • O texto atende às convenções da escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?
  • O texto rompe convenções da escrita (por exemplo, marcas de oralidade ou de variedades linguísticas regionais ou sociais) a serviço da produção de sentidos ou da literariedade no texto?

1.7 Relato de Prática

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO

DESCRITORES

Delimitação do tema e contextualização do foco do relato

2,5

  • O relato explicita o foco temático escolhido e destaca um aspecto singular do percurso vivenciado?
  • O relato expõe o planejamento geral do projeto pedagógico e localiza o tema de reflexão nesse percurso?
  • O relato contextualiza o foco temático selecionado, justificando sua relevância no desenvolvimento do trabalho realizado e em relação a outros relatos de prática sobre o mesmo  gênero (reconto, quadrinha, poema, conto, crônica, memórias literárias)?

Autoria e sustentação da reflexão desenvolvida

3,0

  • O relato apresenta e articula um posicionamento próprio em relação ao tema selecionado?
  • O relato desenvolve e sustenta a reflexão central, trazendo exemplos, explicações, ações desenvolvidas, analogias, comparações?

Análise e reflexão

3,0

  • O relato faz uma análise e reflexão sobre o tema, estabelecendo relações entre os diferentes aspectos da prática pedagógica, os desafios e as ações realizadas?
  • O relato analisa e questiona as ações desenvolvidas, discutindo contribuições e implicações sobre o gênero trabalhado (reconto, quadrinha, poema, conto, crônica, memórias literárias)?

Convenções da escrita

1,5

  • O relato apresenta as ideias de modo claro, coeso e coerente?
  • O relato atende às convenções de escrita (morfossintaxe, ortografia, acentuação, pontuação)?

 

2 Dos critérios de desclassificação

 

2.1 Os trabalhos deverão ser de autoria dos estudantes e, no caso dos relatos de prática, de autoria dos professores. Não serão aceitos textos de autoria comprovadamente atribuída a outras pessoas (plágios) ou de natureza apelativa.

2.2 Serão desclassificadas as produções que não corresponderem ao gênero indicado para a etapa/ano/modalidade.

2.3 Serão desclassificadas as produções textuais que não abordarem o tema da seleção.

2.4 Serão desclassificadas as produções textuais que não obedecerem às disposições de tamanho/extensão destas estabelecidas no item 3.2.9.

2.5 Serão desclassificadas as produções redigidas de modo manuscrito (ver item 3.2.22).

2.6 A submissão de mais de 1 (um) texto por categoria tornará a inscrição da unidade de ensino, na referida categoria, nula (ver item 3.2.16).

 

ANEXO II - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO RECONTO – EDUCAÇÃO INFANTIL

 

III FLIPOJUCA – AFRO RAÍZES: VAMOS CELEBRAR O ORGULHO NEGRO!

EDUCAÇÃO INFANTIL / GÊNERO TEXTUAL: RECONTO

 

UNIDADE DE ENSINO:

ESTUDANTES (Produção colaborativa! Digite os nomes de todos os estudantes envolvidos na produção):

INFANTIL:

TURMA:

PROFESSOR(A):

OBRA LITERÁRIA QUE ORIGINOU O RECONTO:

TÍTULO DO RECONTO:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ANEXO III - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO RECONTO – 1º E 2º ANOS

 

III FLIPOJUCA – AFRO RAÍZES: VAMOS CELEBRAR O ORGULHO NEGRO!

ENSINO FUNDAMENTAL – 1º e 2º ANOS / GÊNERO TEXTUAL: RECONTO

 

ESCOLA:

ESTUDANTES (Produção colaborativa! Digite os nomes de todos os estudantes envolvidos na produção):

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

OBRA LITERÁRIA QUE ORIGINOU O RECONTO:

TÍTULO DO RECONTO:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):

 

 


ANEXO IV - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DA QUADRINHA – 3º ANO

 

III FLIPOJUCA – AFRO RAÍZES: VAMOS CELEBRAR O ORGULHO NEGRO!

ENSINO FUNDAMENTAL – 3º ANO / GÊNERO TEXTUAL: QUADRINHA

 

ESCOLA:

ESTUDANTE:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DA QUADRINHA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto do estudante):

 


ANEXO V - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO POEMA – 4º E 5º ANOS

 

III FLIPOJUCA – AFRO RAÍZES: VAMOS CELEBRAR O ORGULHO NEGRO!

ENSINO FUNDAMENTAL – 4º e 5º ANOS / GÊNERO TEXTUAL: POEMA

 

ESCOLA:

ESTUDANTE:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DO POEMA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto do estudante):

 


ANEXO VI - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO POEMA – EJA I E II

 

III FLIPOJUCA – AFRO RAÍZES: VAMOS CELEBRAR O ORGULHO NEGRO!

ENSINO FUNDAMENTAL – EJA I E II / GÊNERO TEXTUAL: POEMA

 

ESCOLA:

ESTUDANTES  (Produção colaborativa! Digite os nomes de todos os estudantes envolvidos na produção):

FASE:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DO POEMA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto dos estudantes):


ANEXO VII - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO CONTO – 6º E 7º ANOS

 

III FLIPOJUCA – AFRO RAÍZES: VAMOS CELEBRAR O ORGULHO NEGRO!

ENSINO FUNDAMENTAL – 6º e 7º ANOS / GÊNERO TEXTUAL: CONTO

 

ESCOLA:

ESTUDANTE:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DO CONTO:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto do estudante):


ANEXO VIII - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DA CRÔNICA – 8º E 9º ANOS

 

III FLIPOJUCA – AFRO RAÍZES: VAMOS CELEBRAR O ORGULHO NEGRO!

ENSINO FUNDAMENTAL – 8º e 9º ANOS / GÊNERO TEXTUAL: CRÔNICA

 

ESCOLA:

ESTUDANTE:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DA CRÔNICA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto do estudante):


ANEXO IX - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS – EJA III E IV

 

II FLIPOJUCA – IPOJUCA: UM MAR DE INSPIRAÇÃO

ENSINO FUNDAMENTAL – EJA III E IV / GÊNERO TEXTUAL: MEMÓRIAS LITERÁRIAS

 

ESCOLA:

ESTUDANTE:

ANO:

TURMA:

PROFESSOR(A):

TÍTULO DAS MEMÓRIAS LITERÁRIAS:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto do estudante):

 


ANEXO X - FOLHA PADRÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL DO RELATO DE PRÁTICA

 

III FLIPOJUCA – AFRO RAÍZES: VAMOS CELEBRAR O ORGULHO NEGRO!

PROFESSOR / GÊNERO TEXTUAL: RELATO DE PRÁTICA

 

ESCOLA:

PROFESSOR(A):

ETAPA/MODALIDADE:

FASE/ANO:

TURMA:

TÍTULO DO RELATO DE PRÁTICA:

PRODUÇÃO TEXTUAL (digitar neste espaço apenas o texto do professor):