SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO IPOJUCA

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO - DDE

EDITAL Nº 04 DE 17 DE MARÇO DE 2022

CONCURSO LER BEM IPOJUCA 2022 – 8ª EDIÇÃO

Projeto ASPA de incentivo à leitura

 

A Prefeitura Municipal do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação do Município, aderiu ao Projeto Aspa de Incentivo à Leitura — Concurso Ler Bem, por entender que ele contribui para o fortalecimento do hábito da leitura e para a formação de leitores proficientes. O Concurso Ler Bem é uma ação social da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), que visa despertar o prazer de ler entre estudantes da rede municipal de ensino, dando a eles uma perspectiva de um futuro melhor a partir do hábito da leitura como meio de aprendizagem, amadurecimento e desenvolvimento de senso crítico.

O Concurso Ler Bem é uma saudável disputa entre os estudantes dos 4º anos do Ensino Fundamental, com idade máxima de 10 anos, devidamente matriculados nas escolas municipais do Ipojuca no corrente ano letivo. O Concurso objetiva escolher o estudante com melhor desempenho de leitura em voz alta, a partir da vocalização de páginas sorteadas de textos previamente selecionados.

O Concurso Ler Bem – Ipojuca será realizado de forma presencial ou virtual na etapa municipal seleção nas escolas e totalmente por meio virtual nas etapas municipal semifinal, municipal final e regional, com a leitura dos textos feita remotamente para a comissão julgadora por meio da plataforma Google Meet.

 

  1. DO OBJETIVO

Promover o Concurso Ler Bem na Rede Municipal de Ensino do Ipojuca

 

  1. COMISSÃO ORGANIZADORA NO MUNICÍPIO

A Comissão Organizadora do Concurso Ler Bem Ipojuca 2022 é composta por servidores das diversas diretorias envolvidas direta e indiretamente no Concurso. As  servidoras representantes do município inscritas junto à ASPA, que coordenarão a Comissão Organizadora do Concurso Ler Bem Ipojuca 2022, são:

  • FLÁVIA BARBOSA DE SANTANA ARAÚJO, Função: Analista Educacional - Técnica de ensino em Língua Portuguesa, Matrícula: 69.949.
  • ANA CÉLIA FEITOZA GUIMARÃES, Função: Pedagoga, Matrícula: 67.077.

 

  1. DO CONCURSO

O concurso consistirá na leitura em voz alta, pelos estudantes, de páginas de livro previamente escolhido, respeitando-se os critérios elencados neste regulamento.

 

  1. REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO

Poderão participar do Concurso todos os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, com idade máxima de 10 anos, devidamente matriculados nas escolas municipais do Ipojuca no corrente ano letivo. 

 

  1. DESEMPATE

Em caso de empate na nota final de mais de um estudante, o desempate seguirá os seguintes critérios:

  • 1º Maior pontuação no critério "Espontaneidade"
  • 2º Maior pontuação no critério "Entonação da voz"
  • 3º Maior pontuação no critério "Aplicação de pausas necessárias pela pontuação"
  • 4º Após nova rodada de avaliação de leitura de páginas de livro previamente escolhido.

 

  1. FASES DO CONCURSO

6.1. FASE MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Educação escolherá um estudante representante do município, atendendo-se aos requisitos de participação e aos critérios do Concurso. Assim, essa fase será subdividida em três etapas:

 

6.1.1. ETAPA 1: SELEÇÃO NAS ESCOLAS - ATÉ 13/04/2022 (Executada pela escola)

6.1.1.1. Realizada de forma presencial ou por meio virtual, com a leitura dos textos feita até o dia 13/04/2022.

6.1.1.2. Nesta etapa cada escola deverá escolher somente 01 (um) estudante para ser o representante na próxima etapa.

6.1.1.3. A comissão julgadora da escola selecionará seu estudante representante, respeitando-se os critérios do concurso.

6.1.1.4. No dia da seleção, um membro da comissão julgadora abrirá o livro “A batalha dos mamulengos” de modo aleatório e cada estudante, na sua vez, fará a leitura dos trechos solicitados.

6.1.1.5. O estudante que não atender aos requisitos de participação do Concurso será desclassificado e a escola perderá o direito de ser representada na etapa seguinte.

6.1.1.6. A inscrição do representante de cada escola deverá ser feita até o dia 13/04/2022 através do formulário: https://forms.gle/jRfKnY1NigKVEnpe6.

6.1.1.7. Também é necessário enviar por e-mail com o assunto “Documentos para inscrição – Ler Bem 2022 (Ipojuca)” as cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

  • Autorização assinada pelo responsável;
  • Certidão de nascimento do estudante.

6.1.1.8. As escolas urbanas deverão  enviar os documentos para o e-mail: anosiniciais@educacao.ipojuca.pe.gov.br.

6.1.1.9. As escolas rurais deverão  enviar os documentos para o e-mail: coordenacao.rural@educacao.ipojuca.pe.gov.br.

6.1.1.10. As inscrições homologadas serão divulgadas até o dia 20/04/2022.

 

6.1.2. ETAPA 2: SEMIFINAL MUNICIPAL - 10/05/2022 (Executada pela Secretaria de Educação do Ipojuca)

6.1.2.1. Realizada totalmente por meio virtual, com a leitura dos textos feita remotamente, no dia 10/05/2022 em dois turnos: manhã (9h) e tarde (14h).

6.1.2.2. Nesta etapa serão escolhidos 3 (três) estudantes por turno, mediante as notas atribuídas por uma comissão julgadora formada por membros nomeados pela Secretaria Municipal de Educação. A decisão da comissão julgadora terá caráter irrevogável e os estudantes vitoriosos chamados para a Etapa Final Municipal.

6.1.2.3. No dia da seleção, os participantes terão que ler trechos do livro “A batalha dos mamulengos”, de Rubem Rocha Filho, diante de toda a comissão julgadora.

6.1.2.4. Um membro da comissão julgadora abrirá o livro de modo aleatório e cada estudante fará sua leitura quando solicitado.

6.1.2.5. O estudante que não atender aos requisitos de participação do concurso será desclassificado e a escola perderá o direito de participar da Final Municipal.

 

6.1.3. ETAPA 3: FINAL MUNICIPAL -17/05/2022 (Executada pela Secretaria de Educação do Ipojuca)

6.1.3.1. O estudante que não atender aos requisitos de participação do concurso será desclassificado e a escola perderá o direito de participar da Final Municipal.

6.1.3.2. Realizada totalmente por meio virtual, com a leitura dos textos feita remotamente, por meio da plataforma Google Meet, no dia 17/05/2022, às 14 horas.

6.1.3.3. Nesta etapa será escolhido somente 01 (um) estudante, mediante as notas atribuídas por uma comissão julgadora formada por membros nomeados pela Secretaria de Educação. A decisão da comissão julgadora terá caráter irrevogável e o vitorioso será o representante do município na fase seguinte.

6.1.3.4. Os estudantes finalistas deverão ler o livro “A batalha dos mamulengos”, de Rubem Rocha Filho. No dia da seleção, os participantes terão que ler 02 (duas) páginas desse livro diante de toda a comissão julgadora.

6.1.3.5. Um membro da comissão julgadora abrirá o livro de modo aleatório e cada estudante fará sua leitura quando solicitado.

6.1.3.6. A comissão julgadora selecionará o estudante representante do município, respeitando-se os critérios do concurso.

 

6.1.4. PREMIAÇÃO FASE MUNICIPAL

6.1.4.1. Cada município terá um aluno classificado. O aluno classificado de cada cidade receberá um tablet.

6.1.4.2. O livro a ser lido na semifinal regional será enviado em formato a ser definido pela ASPA.

6.1.4.3. O representante municipal será posteriormente convocado para a entrega do prêmio e preenchimento da ficha de inscrição a ser enviada para a ASPA.

 

6.1.5. CRONOGRAMA

 

PERÍODO

AÇÃO

Até 13/04/2022

Etapa 1: Seleção nas escolas

Até 13/04/2022

Inscrição dos representantes escolares: preenchimento do formulário e envio de documentos

Até 20/04/2022

Homologação das inscrições

10/05/2022

Etapa 2: Semifinais municipais (manhã às 9h / tarde às 14h)

Até 13/05/2022

Divulgação dos resultados das semifinais municipais

17/05/2022

Etapa 3: Final (14h)

Até 20/05/2022

Divulgação dos resultados da final

 

  1. FASE REGIONAL EXECUTADA PELA ASPA

O 12º Concurso Ler Bem será realizado totalmente por meio virtual, com a leitura dos textos feita remotamente, com transmissão AO VIVO via YouTube ou por meio de outra plataforma de transmissão online/remota reconhecida e validada pela Aspa, organizadora do Concurso.

 

7.1 ETAPA 1: SEMIFINAIS REGIONAIS - DE 01 A 08/08/2022

Serão formados grupos, divididos por regiões, das Secretarias Municipais de Educação participantes do projeto. De cada região serão classificados 03 (três) candidatos, após avaliação de uma comissão julgadora formada pela Aspa. Os 03 (três) representantes de cada região irão para a final. A leitura do(a) representante de Ipojuca está marcada para o dia 08/08/2022.

 

7.2 ETAPA 2: FINAL REGIONAL – 19/10/2022

7.2.1. Nesta fase serão escolhidos os primeiro, segundo e terceiro colocados no Concurso, diante de uma comissão julgadora formada por 03 (três) membros, cuja composição será mantida em sigilo até o momento decisivo do Concurso.

7.2.2. A decisão da comissão julgadora terá caráter irrevogável e o vitorioso será chamado à premiação.

7.2.3 O aluno primeiro colocado no 12º Concurso Ler Bem receberá como prêmio especial um Notebook, e a participação no 21º Encontro Aspa, que será realizado de 02 a 04 de dezembro/2022, com uma hospedagem em apartamento duplo no Enotel Resort & Spa, em Porto de Galinhas. O aluno deve ir ao evento acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Também serão premiados com hospedagem em apartamento duplo para o mesmo evento: o Gestor da escola onde estuda o aluno vencedor do Concurso, como também o seu Professor e o Secretário de Educação do Município vencedor.

7.2.4. Os segundo e terceiro colocados também receberão um Notebook e participarão do 21º Encontro Aspa, com uma hospedagem em apartamento duplo. Os alunos devem ir ao evento acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Também serão premiados com hospedagem em apartamento duplo para o mesmo evento: os respectivos professores dos alunos segundo e terceiro colocados.

 

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

8.1 Todas as fases das etapas Municipal e Regional ocorrerão remotamente.

8.2 Somente poderão participar do Concurso estudantes matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental com idade máxima de 10 anos.

8.3 Os estudantes representantes de cada escola que não comparecerem nas datas e turnos indicados para sua leitura nas etapas semifinais e final municipais serão automaticamente excluídos do concurso.

8.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da Secretaria de Educação do Ipojuca.

8.5 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

Ipojuca, 17 de março de 2022.

 

FRANCISCO JOSÉ AMORIM DE BRITO

Secretário Municipal de Educação do Ipojuca

 

 

Chancela:

SÍLVIA HELENA VASCONCELOS DA SILVA

Diretoria de Desenvolvimento de Ensino - DDE

 

 

Download do Anexo abaixo: 

Edital IV