SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO IPOJUCA

 

EDITAL Nº 02 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2024

CHAMADA PÚBLICA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

 

 

1.  DISPOSIÇÕES INICIAIS

 

1.1  A Secretaria Municipal de Educação do Ipojuca - SME-Ipojuca, torna público o Edital Nº 02/2024 para submissão de artigos que farão parte do livro, intitulado: "A inteligência que educa: desbravando a educação 5.0”. Esta iniciativa da SME-Ipojuca está em consonância com as Diretrizes do Programa de Governo Municipal, o Plano Municipal de Educação, o Plano Estratégico da SME-Ipojuca, o Currículo Referência do Ipojuca, a Política de Formação Continuada de Professores e Demais Profissionais da Educação da Rede Municipal do Ipojuca e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, especificamente em seu objetivo número quatro, que visa “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

O presente edital tem o objetivo de reconhecer, apoiar e dar visibilidade aos estudos/experiências desenvolvidas pelos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca, que tenham gerado impactos transformadores no contexto educacional, estimulando a escrita científica e colaborando para valorizar as ações práticas realizadas pelos profissionais da educação, incluindo o desenvolvimento de orientação docente no Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF).

Visando a facilidade de compartilhamento dos estudos e experiências relatados - além da acessibilidade a essas publicações para pessoas com baixa visão e pessoas cegas - este edital contemplará a publicação dos artigos selecionados também em formato de livro digital (Ebook). Os dois formatos do livro (impresso e digital) terão identificação oficial por meio do Número Padrão Internacional para Livros (ISBN). Os textos dos artigos devem ser escritos dialogando com os seguintes eixos temáticos:

 

Rodovia PE 60 KM 19, S/N, Centro – Ipojuca/PE, CEP: 55.590-000.

Fone: (81) 3551-1191 / (81) 3551 - 0428

selecaodeartigos@educacao.ipojuca.pe.gov.br

 

 I  - Tecnologia digital na Educação 5.0;

 

II  – Métodos inovadores no trabalho pedagógico;

 

III  - Interdisciplinaridade e conectividade de saberes; IV - Desenvolvendo habilidades socioemocionais;

V – Sustentabilidade e responsabilidade social na educação.

 

1.2   Cada autor(a) é responsável por observar as ementas de cada Eixo Temático

(Anexo II), com a finalidade de vincular corretamente o seu texto à proposta do livro.

 

1.3   Os artigos selecionados serão publicados como capítulos de livro no segundo semestre letivo.

1.4  Nos casos em que o artigo selecionado seja de autoria de mais de um autor, a ordem de apresentação destes na obra permanecerá a mesma informada no texto submetido na inscrição.

1.5  O autor(a) principal de cada artigo selecionado receberá 01 livro impresso. Caso haja mais de um autor no artigo, todos receberão certificado de autoria do capítulo.

2.  DAS INSCRIÇÕES

 

2.1     As inscrições acontecerão única e exclusivamente por meio do link(https://forms.gle/QN1Zvm72fgyCW2g37) compreendendo o período apresentado no Cronograma (Anexo I) deste edital. As inscrições realizadas por outros meios serão desconsideradas.

2.2  Poderão participar deste edital professores, técnicos educacionais, pedagogas, analistas educacionais, coordenadores educacionais, gestores escolares e qualquer outro profissional da Educação da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca, inclusive os estudantes dos nonos anos que produziram TCF no ano de 2023.

2.3    Os autores deverão se responsabilizar pelos dados inseridos na ficha de inscrição do edital. Em caso de informações inverídicas comprovadas pela comissão serão automaticamente desclassificados.

 

 

3.  DA SUBMISSÃO

 

3.1  O conteúdo do texto submetido deverá estar adequado e dialogar com um dos eixos temáticos propostos no edital;

3.2  O arquivo com o texto a ser submetido deverá ser enviado no ato da inscrição realizada no link disposto no item 2.1, em formato PDF. Arquivos enviados em outros formatos serão desconsiderados;

3.3  O arquivo deve, obrigatoriamente, ser enviado sem identificação nominal dos(as) autores(as), devendo ser nomeado apenas com o título do artigo, a indicação do eixo temático ao qual se encaixa e com o indicativo do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do autor principal (conforme template disponibilizado no ANEXO III)

3.4  Cada autor(a) poderá submeter até dois artigos, 1 (um) como autor(a) principal e 1 (um) como coautor(a). Em caso de artigos advindos de TCF, o (a) orientador (a) deverá ser o autor(a) principal e os estudantes coautores (as).

3.5    Apenas o(a) autor(a) principal fará a inscrição e submeterá o texto a ser analisado, indicando no ato da inscrição o quantitativo de coautores(as) e seus respectivos CPF’s. Cada texto submetido poderá conter, no máximo, 2 (dois) coautores.

3.6   O autor principal de cada submissão receberá resposta (enviada ao e-mail indicado na inscrição) informando sobre a seleção ou não do seu texto para esse edital, conforme cronograma estipulado (ANEXO I).

3.7  Não será admitida a substituição ou alteração do texto enviado, devendo os(as) autores(as) cumprir todos os prazos estabelecidos no cronograma.

4.  DOS ARTIGOS E DA FORMATAÇÃO

 

4.1  Serão selecionados até 15 artigos para compor o livro: "A Inteligência que educa: desbravando a educação 5.0” com nota igual ou superior a 7.0 (sete). Dependendo do número de trabalhos selecionados e aprovados conforme os critérios estabelecidos, ficará a critério da comissão organizadora a publicação de um segundo volume da obra. 

 

 

4.2   Os artigos deverão ser inéditos, não submetidos e/ou publicados em nenhum outro meio bibliográfico e/ou periódico. O não atendimento ao exposto neste item acarretará desclassificação do texto submetido e sua não análise;

4.3   Os artigos deverão ser escritos na Língua Portuguesa, com no mínimo de 08 páginas e máximo 12 páginas, em folha A4, incluindo as referências. Artigos fora deste padrão estarão desclassificados e não serão analisados.

4.4   Os artigos deverão ser estruturados com a seguinte formatação: fonte “Times New Roman”; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo de 1,5 cm; margem - superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;

4.5    A formatação das citações (NBR 10523/2023), quadros, figuras, imagens, tabelas e gráficos (NBR 6023/2018) deverão obedecer às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

4.6  A estrutura do texto deverá seguir o modelo disponibilizado no template indicado

(Anexo III), composta pelos seguintes itens:

 

a)  Introdução;

 

b)  Discussão teórica sobre o tema (estado da arte ou referencial teórico);

 

c)  Percurso Metodológico;

 

d)  Resultados da pesquisa/experiência e seus desdobramentos sobre a realidade (discussão);

e)  Considerações Finais,

 

f)  Referências.

 

 

5.  DA AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE

 

5.1    Todos os artigos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica, composta por membros da Secretaria de Educação do Ipojuca e membros externos.

5.2  Os artigos serão avaliados a partir do que está descrito nos itens 3.1, 4.5 e 4.6. As notas para cada item serão delimitadas utilizando a observância sobre o atendimento a cada um deles, por meio dos parâmetros “Atende”, “Atende

 

 

parcialmente” e “Não atende”. A nota final do texto será dada pelo somatório da avaliação de cada item, podendo totalizar uma nota compreendida entre 0 (zero) e 10 (dez).

5.3    Os avaliadores analisarão os artigos submetidos com base nos seguintes critérios:

 

CRITÉRIOS

AVALIAÇÃO

PONTUAÇÃO (PESO)

EIXO TEMÁTICO

Está dialogando fielmente com um dos eixos propostos a partir da temática do livro?

 

(     ) Atende

(     ) Não atende

 

1,0

INTRODUÇÃO

Apresenta e contextualiza o tema, a delimitação do problema, a justificativa, os objetivos do estudo/experiência?

 

(     ) Atende

(     ) Atende parcialmente (     ) Não atende

 

 

1,5

BASE TEÓRICA SOBRE O TEMA

Apresenta a teoria que fundamenta o estudo/experiência, trazendo os principais conceitos sobre o tema a partir da visão de autores com relevância na área?

 

 

 

(     ) Atende

(     ) Atende parcialmente (     ) Não atende

 

 

 

 

2,0

PERCURSO METODOLÓGICO

Descreve corretamente os instrumentos e os procedimentos adotados, além dos dados observados/estudados no estudo/experiência?

 

 

(     ) Atende

(     ) Atende parcialmente (     ) Não atende

 

 

 

1,5

RESULTADOS DO ESTUDO/EXPERIÊNCIA E SEUS DESDOBRAMENTOS SOBRE A REALIDADE

Apresenta os principais resultados do estudo/experiência e sua análise referenciada frente aos objetivos propostos e ao contexto educacional em debate?

 

 

 

 

(     ) Atende

(     ) Atende parcialmente (     ) Não atende

 

 

 

 

 

1,5

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apresenta as principais considerações sobre o estudo/experiência, sintetizando os aspectos mais relevantes, indicando perspectivas?

 

 

(     ) Atende

(     ) Atende parcialmente (     ) Não atende

 

 

 

1,0

REFERÊNCIAS, CITAÇÕES,QUADROS, FIGURAS, IMAGENS, TABELAS E GRÁFICOS

Apresenta corretamente todas as citações, referências, figuras, imagens, tabelas e gráficos citados/utilizados no texto de acordo com as normas da ABNT (NBR 10520/23 e NBR 6023/2018)?

 

 

 

 

(     ) Atende

(     ) Atende parcialmente (     ) Não atende

 

 

 

 

 

1,5

 

 

5.4   Cada texto será analisado por três avaliadores, tendo a nota final a média aritmética das avaliações.

5.5   Serão utilizados como critérios de desempate: média aritmética de três dos critérios avaliativos – “Discussão teórica sobre o tema”, “Percurso Metodológico”, “Resultados da pesquisa e seus desdobramentos sobre a realidade”. Caso dois ou mais artigos permaneçam empatados, será utilizado o critério de relevância do estudo/experiência no contexto educacional de Ipojuca, a ser discutido pelos três avaliadores.

5.6  Após a análise dos artigos dentro do prazo expresso no cronograma (Anexo I), os autores selecionados serão convidados para tratar das próximas etapas de publicação e lançamento do livro.

6.  DAS COMISSÕES

 

6.1   Esta chamada pública para submissão de artigos que comporão o livro “A inteligência que educa: desbravando a educação 5.0", será composta por três equipes de trabalho, que compreenderá a seguinte organização:

 

 

a)    Equipe de Coordenação

 

Edvaldo da Silva Medeiros

Secretário Executivo de Educação

Elisangela Maria da Silva

Coordenadora Pedagógica

José Walmilson do Rêgo Barros

Coordenador da GEFOC

Noberto Francisco de Barros Júnior

Coordenador da Diretoria de Gestão Educacional

Wellington Lins de Souza

Coordenador da GEFOC

 

 

b)   Equipe Organizadora

 

Drayton José da Costa

Diretor da DPMA

Francisco José Amorim de Brito

Secretário Municipal de Educação

Iêda Alves da Silva Mariano

Diretora de Gestão Educacional

Karla Cristian da Silva

Diretora de Desenvolvimento de Ensino

 

 

c)    Equipe Técnica Científica

 

Clécia Rufino de Santana

Membro interno - Doutora/UFPB

Cleyton Vanut Cordeiro de Magalhães

Membro Externo - Doutor/UFPE

Cristiane Montarroyos Umbelino

Membro Externo - Mestra/UFPE

Dweison Nunes Souza da Silva

Membro Externo - Doutor/UFPE.

Eleta de Carvalho Freire

Membro Externo – Doutora/UFPE

Eliete Maria Lins

Membro interno - Mestra/ISLA-Portugal

Evana Izabely Ribeiro de Souza

Membro Interno - Especialista/FAFIRE

Gilvan Lopes Serafim Filho

Membro Externo – Mestre/UFRPE

Janaina Vital Albuquerque

Membro Externo - Doutora/UFPE

 

 

 

Jailson Jorge Cardoso

Membro Interno - Doutor/UFPE

José Edson dos Santos Júnior

Membro Interno - Mestre/UPE

Juliana Pereira Lemos

Membro Interno - Mestra/UFPE

Júlio César Rufino Freitas

Membro Interno - Mestre/UFRPE

Lívia Câmara Machado Feitosa

Membro Externo - Doutora/UFPE

Luana Cândido dos Santos

Membro Externo - Mestra/UFPE

Maurílio Mendes da Silva

Membro Externo - Doutor/UFPE

Marilene Vieira Barbosa

Membro Externo - Mestra/UFPE

Patrício Rinaldo

Membro Externo - Mestre/UFPE

Tércio de Lima Amaral

Membro Externo – Doutor/UFPE

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos

Membro Externo – Doutor/UFPE

Valdilene Valdice de Santana

Membro interno - Mestra/UFPE

Vanice Santiago Fragoso Selva

Membro Externo – Doutora/UFPE

 

7.  DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

7.1  Caso seja identificada antes, durante ou após a realização do Edital nº 02/2024 Chamada Pública para Submissão de Artigos, a não observância das disposições contidas no presente edital, os artigos submetidos serão excluídos, inclusive da publicação. Também não será expedido qualquer tipo de certificado e/ou declaração.

7.2   Os/As autores/as, ao submeterem seus artigos para participar do Edital nº 02/2024 - Chamada Pública para Submissão de Artigos, cedem automaticamente os direitos autorais com exclusividade e em caráter irrevogável e gratuito a SME-Ipojuca, não consistindo em qualquer remuneração aos mesmos. A SME-Ipojuca poderá publicar os artigos, desde que com menção aos(às) respectivos(as) autores(as), no formato digital ou impresso, nos seus periódicos físicos e digitais ou em outras publicações/plataformas a seu critério.

 

 

7.3   Os artigos publicados no livro a partir deste Edital nº 02/2024 - Chamada Pública para Submissão de Artigos, não poderão ser publicados pelo/s autor/es por quaisquer meios (impresso ou digital) sem a anuência da SME-Ipojuca, detentor dos direitos de publicação com exclusividade.

7.4   Os artigos selecionados e aprovados só serão publicados se seguirem os critérios estabelecidos, inclusive referente à revisão gramatical e à revisão para pleno atendimento aos critérios avaliativos.

7.5  O contato com a Comissão Organizadora deverá ser feito exclusivamente pelo e-mail selecaodeartigos@educacao.ipojuca.pe.gov.br

7.6  Os casos omissos serão resolvidos pela Equipe de Coordenação.

 

7.7    Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

 

Ipojuca, 06 de Fevereiro de 2024.

 

 

 

FRANCISCO JOSÉ AMORIM DE BRITO

Secretário Municipal de Educação do Ipojuca

 

 

ANEXO I

CRONOGRAMA

 

 

ATIVIDADES DO EDITAL

DATAS

Publicação do Edital

06/02/2024

Inscrição e submissão dos artigos

06/02 a 31/03/2024

Avaliação dos artigos

02/04 a 30/04/2024

Envio dos pareceres de aceite ou não aceite (por e-mail) e convocação dos(as) autores(as) com artigos aprovados

 

02/05 a 06/05/2024

Encontro com os(as) autores(as) dos artigos aprovados (o local será informado por e-mail)

 

09/05/2024

Revisão dos artigos pelos autores

11/05 a 19/05/2024

Diagramação do livro (versão impressa e Ebook)

20/05 a 31/05/2024

Impressão do livro impresso / Produção do Ebook

06/2024

Previsão de publicação e lançamento do livro (versão impressa e Ebook)

Segundo semestre/2024

 

 

EMENTAS DOS EIXOS TEMÁTICOS

 

 

I  - Tecnologia digital na Educação 5.0

Abordagem com foco nas tendências e novidades das tecnologias digitais (chatbots, inteligências artificiais digitais, entre outras) e suas aplicações nos diferentes conteúdos, habilidades, capacidades e práticas da educação formal na escola. Estudos e experiências de análise das tecnologias digitais emergentes e como elas estão sendo integradas ao ambiente educacional para potencializar o aprendizado.

 

II  - Métodos Inovadores no trabalho pedagógico

Discussão sobre abordagens pedagógicas e método ativos de trabalho pedagógico, incluindo o aprendizado baseado em projetos, o aprendizado baseado em problemas, a gamificação, a sala de aula invertida, a cultura maker, o estudo de casos, a rotação por estações, entre outros. Evidenciamento das vantagens e aplicabilidades dessas abordagens em diferentes ambientes e objetivos educacionais.

 

III  - Interdisciplinaridade e conectividade de saberes

Exploração da interação entre diferentes práticas em componentes curriculares, etapas e modalidades educacionais e de como estes elementos podem ser integrados de maneira eficaz dentro do mesmo processo pedagógico. Promoção de abordagem holística e multifacetada do conhecimento. Tematização das diferentes possibilidades de inteligências humanas e de como a visão do ser integral pode convergir na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem discente e no trabalho docente.

 

IV  - Desenvolvendo habilidades socioemocionais

Foco nas habilidades essenciais para os estudantes enfrentarem os desafios da contemporaneidade, com pensamento crítico, criatividade e colaboração. Experiências e estudos na educação infantil e no ensino fundamental sobre investigação científica, trabalho em equipe, empreendedorismo, criatividade e expressão artística, apoiados nos conceitos contemporâneos de cidadania, empatia, gestão de conflitos, autodesenvolvimento, autoconhecimento e autoconfiança.

 

V  - Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Educação

Estudos e experiências contributivas para a formação de cidadãos engajados, socialmente responsáveis e comprometidos com a sustentabilidade. Tematização de teias que envolvam inventividades, práticas ou discussões sobre o entendimento do ser humano moderno frente aos desafios do desenvolvimento sustentável, ecologicamente viável e de suas repercussões no cotidiano da comunidade escolar.

 

 

MODELO PARA ORGANIZAÇÃO DO ARTIGO (TEMPLATE)

 

TÍTULO DO ARTIGO

(Colocar em caixa alta, tamanho 14, centralizado)

 

EIXO TEMÁTICO

(Colocar em caixa alta, tamanho 12, centralizado)

 

CPF DO AUTOR(A) PRINCIPAL

(Colocar em caixa alta, tamanho 12, centralizado)

 

 

- Introdução (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até duas laudas)

 

Apresentar e contextualizar o tema, a delimitação do problema, a justificativa e o(s) objetivo(s) do estudo/experiência. Deve ser clara e concisa a fim de permitir a reprodução do trabalho e provocar de forma crítica e analítica a curiosidade dos leitores.

 

- Discussão teórica sobre o tema (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até cincos laudas)

 

Apresentar a teoria que fundamenta o texto/estudo/experiência, trazendo os principais conceitos sobre o tema a partir da visão dos autores/teóricos de relevância na área. Nesta seção, são apresentados os mais importantes conceitos e características sobre o assunto abordado, através da análise de autores.

A discussão teórica consiste na relação na seleção de leituras que referenciam o assunto abordado no texto através da interpretação e diálogo com os autores da área em questão.

 

Percurso metodológico (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até uma lauda)

 

Apresentar o método de pesquisa, descrevendo os instrumentos e procedimentos adotados para coletar, tratar e analisar os dados advindos do desenvolvimento do estudo/experiência.

 

- Resultados da pesquisa e seus desdobramentos na realidade (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até duas laudas)

 

Apresentar os principais resultados que foram alcançados no desenvolvimento do estudo/pesquisa, trazendo dados e informações sistematizadas que contribuam para o atendimento dos objetivos propostos. Esta seção deverá conter também a discussão dos achados e a aplicabilidade prática deles, tomando por base o referencial teórico utilizado.

 

- Considerações finais (Negrito, letra tamanho 12, recuo à esquerda - até uma lauda)

 

Apresentar as principais considerações sobre o estudo/experiência, sistematizando os aspectos mais relevantes apresentados ao longo do texto. Aqui o/a(s) autor/a(es) deve(m) deixar sua opinião sobre o contexto apresentado no texto, finalizando a seção com as perspectivas e lacunas surgidas pela tematização de seu estudo/experiência.

 

6. Referências

 

Apresentar corretamente todas as referências citadas no texto de acordo com as NBR (10520/2023 e 6023/2018) da ABNT. Exemplos:

 

MATTHIESEN, S. Q. O atletismo se aprende na escola. Jundiaí: Editora, 2004.

 

BECKER JÚNIOR, B; TELOKEN, E. A criança no esporte. In: MACHADO, A.A. Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais na psicologia do esporte. Jundiaí: Fontoura Editora, 2008, p. 17-34.