Fotos: Dan Luiz/SECOM

Para celebrar o - 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra, o Complexo Educacional preparou diversas atividades para marcar essa data, que é vivenciada em todo o Brasil, sendo um marco histórico para a emancipação e empoderamento da população negra.

A abertura da Feira de Conhecimento intitulada: “Negra (o) sim, Negra sou”, teve apresentações dos estudantes de várias séries do Ensino Fundamental 2, que recitaram poemas, contos, biografias e na ocasião, destacaram a importância do povo afro-brasileiro.

O encontro também contou com a participação da técnica da Secretaria da Mulher, Anaxé Gomes, que fez uma breve fala sobre a importância da afirmação da identidade negra e ressaltou as atividades desenvolvidas pela pasta em prol das mulheres ipojucanas.

 “Estamos hoje aqui, porque várias mulheres e homens lutaram pelo direito à liberdade do povo negro e devemos respeito para com os nossos ancestrais e esse momento é muito rico, pois estamos construindo um Ipojuca que respeita as diversas formas e temos feito isso no Programa Mulheres em Ação com atividades voltadas para a valorização da mulher negra”, disse a técnica que também é militante do movimento negro.

Quem estava eufórica com a iniciativa e elogiou o empenho dos professores e professoras foi a aluna do 8°ano B, Valéria Raíssa dos Santos, 13 anos. “Nós estamos felizes com essa ação, pois a nossa escola tem trabalhado o ano todo com as diversas temáticas que envolve a negritude”, relembrou a estudante.

Para o professor de História e coordenador da ação, José Walmilson, a atividade permite um olhar diferenciado para o respeito a diversidade. “Esse Projeto de Identidade Negra na Escola vem desde o março, e hoje, estamos colhendo os frutos com as atividades apresentadas pelos estudantes”, disse entusiasmado o educador.