Inspirado nos musicais da Broadway, popular região da cidade de Nova Iorque (Estados Unidos) conhecida pelos seus espetáculos musicais de teatro, os estudantes da rede municipal de ensino do Ipojuca estão vivenciando neste fim de ano um projeto inspirador. O musical “Caminho das Letras”, dirigido e inscrito pelo produtor cultural Marbson Alves é realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.

O elenco conta com a atuação de sete estudantes da rede municipal, que passaram, durante sete meses pela preparação para o espetáculo. Nos bastidores, dois alunos fazem parte da produção. Na última quinta e sexta-feira a peça teve sua pré-estreia voltada para funcionários da Prefeitura. A partir desta segunda-feira (21) ocorrerá a estreia para os estudantes da rede municipal, que cumprirão uma série de cronogramas de apresentações voltadas para a comunidade local. O encerramento da peça será realizado no próximo dia 02 de dezembro.

SINOPSE

Era uma vez uma grande cidade que acabou perdendo sua magia e roubou a infância de todos que nela habitavam. As crianças viviam tristes. Não brincavam, nem sorriam. As histórias estavam desaparecendo e os livros ficando com suas páginas em branco. Para tentar reverter a situação, Damiz, o guardião das letras e palavras, convoca a menina Mariel para uma grande missão: ir ao mundo das histórias resgatar a magia da infância através dos livros.

Seguindo o caminho das letras, você vai embarcar junto conosco num universo de muitas cores, muita cultura e de histórias delicadas e emocionantes. O espetáculo também conta com coreografias e musicais regidos pela sonoridade da poesia popular. “Através de um lúdico caminho percorrido, a trama possibilita refletir artisticamente a importância da leitura na formação humana”, avaliou Marbson Alves, diretor do espetáculo.

O PROJETO

Com o intuito de transformar Ipojuca em uma cidade leitora, democratizando e disseminando a leitura e o acesso ao livro, o “Projeto Caminho das letras”, idealizado pela Secretaria de Educação do Ipojuca desde 2013, vem realizando ações de fundamental importância na formação cidadã. Dentre as ações, destacamos a disponibilização de livros para as bibliotecas escolares ou cantinhos de leitura em todas as escolas municipais; realização de concursos culturais de produção textual e leitura, requalificação da Biblioteca Pública Municipal do Ipojuca; bem como a publicação de livro elaborado pelos estudantes da rede municipal de ensino, intitulado “Ipojuca Sob o Olhar dos Estudantes”.